terça-feira, 14 de agosto de 2012

POLÍTICA: PC do B abre crise na campanha de Haddad


Da FOLHA.COM
BERNARDO MELLO FRANCO, DE SÃO PAULO


Insatisfeito com a falta de apoio financeiro a seus candidatos a vereador, o PC do B abriu uma nova crise na campanha de Fernando Haddad (PT) a prefeito de São Paulo.
O partido diz ser boicotado pela cúpula petista e promete fazer queixa ao ex-presidente Lula, fiador da aliança. Nos bastidores, seus dirigentes ameaça até retirar da chapa a vice Nádia Campeão.
Os comunistas acusam o PT de privilegiar seus próprios candidatos e atrasar os repasses prometidos em junho, quando a coligação entre as siglas foi formalizada.
Os dois partidos fazem mistério sobre os valores envolvidos na negociação. A coordenação da campanha de Haddad reconhece o problema, mas diz que o dinheiro será liberado em breve.
"Estão subestimando o nosso papel. A gente quer ajudar o Haddad, mas também precisa ser ajudado", disse à Folha o presidente municipal do PC do B, Vander Geraldo. "Estamos com muita dificuldade para fazer nossas campanhas, e eles sabem disso. Agora vamos procurar outros mecanismos de pressão."
O dirigente pretende fazer seu primeiro gesto público de insatisfação hoje: boicotar a reunião semanal da coordenação da campanha.
Ele diz que os petistas afirmam concordar com as queixas, mas não tomam providências para ajudar. "Todo mundo concorda, diz que vai resolver, mas na prática nada acontece", diz.
O sumiço de Netinho das aparições públicas de Haddad é outro sinal da tensão entre os dois partidos. Ele foi presença constante ao lado do candidato nas primeiras semanas da campanha, mas foi para os EUA e desapareceu das fotos com o petista.
EMPENHO
O PC do B conta com ajuda financeira do PT para eleger ao menos três vereadores: Netinho, Jamil Murad e Orlando Silva, ex-ministro do Esporte dos governos Lula e Dilma.
O coordenador da campanha de Haddad e presidente municipal do PT, Antonio Donato, reconhece o problema na relação entre as siglas, mas promete empenho para ajudar os aliados.
"Começo de campanha é difícil mesmo, o dinheiro custa a chegar. Para nós era melhor ajudá-los com material, mas eles preferiram recursos financeiros. Infelizmente houve um pequeno atraso, mas vamos cumprir os nossos compromissos", diz. 

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |