sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ECONOMIA: Economia cresce 0,38% no 2º trimestre, estima BC

De OGLOBO.COM.BR
O Globo, com Reuters

Índice de Atividade Econômica, que busca antecipar o PIB, sobe 0,75% em junho
SÃO PAULO — O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país), voltou a subir em junho, um aumento de 0,75% na comparação com maio, informou o BC nesta sexta-feira. Foi o maior crescimento mensal desde março de 2011, quando a expansão foi de 1,47%. Em maio, o indicador havia recuado 0,01%. O indicador divulgado nesta sexta mostra que a economia voltou a mostrar força.
O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia — serviços, indústria e agropecuária. Enquanto os números oficiais do PIB são divulgados trimestralmente pelo IBGE, o BC divulga seu indicador todo mês e conduz sua política monetária baseado nele.
Em nota, o diretor de pesquisas e estudos econômicos do banco Bradesco, Octavio de Barros, creditou o avanço do IBC-Br no mês ao “ligeiro avanço da indústria” e ao “aumento expressivo do comércio varejista no mês”. Segundo ele, o redultado indica que o crescimento do PIB no segundo trimestre do ano será de 0,4%. O número oficial vai ser divulgado no dia 31.
Se confirmado, esse ritmo de crescimento será o dobro do registrado no primeiro trimestre do ano, cujo avanço foi de apenas 0,2%. Para o ano, a expectativa do governo é que a economia tenha expansão de 3% — era de 4,5%, mas o Executivo foi obrigado a conter sua esperança após a divulgação de sucessivos resultados negativos sobre a atividade. O Banco Central é mais pessimista, prevendo expansão de 2,5%. Para o mercado financeiro, o cenário é ainda mais obscuro: eles já estimam que a economia crescerá apenas 1,81% em 2012.
Mantega já vê recuperação na economia
O governo tem tomado diversas ações para estimular a atividade, afetada pela crise internacional, e assumiu o discurso que ela vai acelerar o passo a partir do segundo semestre. Na noite de quinta-feira, o ministro da Fazenda Guido Mantega disse que governo já vê sinais de recuperação da economia e continua achando que o país será um dos primeiros a sair da crise.
Mantega, que ressaltou ainda que o Brasil possui uma das maiores carteiras de investimento do mundo, fez as declarações durante discurso a empresários na noite da quinta-feira em São Paulo.
— Começamos a ver sinais da recuperação que já começou. Hoje (quinta-feira), foram divulgados os resultados de junho do comércio varejista, que cresceu 6,1% em relação a maio (no varejo ampliado) e 12,3% (idem) em relação a junho do ano passado. Portanto, nosso mercado interno continua apresentando um dinamismo raro nos dias de hoje", avaliou.
Mas para o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, a recuperação da economia será mais lenta do que o inicialmente imaginado. Ele afirmou, também na noite quinta, que o modelo de crescimento baseado no incentivo ao crédito não está esgotado e elogiou o programa de concessões para investimentos em ferrovias e rodovias anunciado na quarta-feira pelo governo federal.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |