sábado, 6 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM

Estamos em Buenos Aires desde ontem, voltando de uma viagem fantástica pelo Uruguay (Montevideo, Punta Del Este e Colonia Del Sacramento), onde alugamos uma Chevrolet Zafira para viajarmos à vontade.
O país vive um caos aéreo com o fechamento para reforma do aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, de onde saem os voos locais e para alguns países da América do Sul. Todos os voos foram transferidos para Ezeiza, o aeroporto internacional, que não tem condição de absorvê-los.
Por enquanto os voos internacionais não estão prejudicados.
Temos tido dias quentes e noites razoavelmente frias... o que é bom.
Ontem passamos a tarde na Florida, e pela noite fomos a Puerto Madero, jantar no La Parolachia, um excelente restaurante de massas.
Hoje o dia promete muitas compras... e passeios, é claro.
A falta de notícas decorre da falta de tempo... mas prometo uma atualizada mais tarde. Até lá!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM 2010

Depois de passar dois belos (e frios) dias em Montevideo, cidade segura, agradável, bonita e de povo educado, chegamos a Punta del Este, balneário que fica na confluência do Rio da Prata com o Oceano Atlãntico.
Em Punta a temperatura beira, neste momento, aos 30ºC, embora a previsão para a noite seja por volta dos 10º.
A cidade de luxuosos prédios e elegantes restaurantes fervilha aos finais de semana e, principalmente, no verão.
No seu entorno encontra-se Punta Ballena e Piriápolis, onde passamos e tiramos muitas fotos.
Próximo destino: Colonia Del Sacramento. Depois voltaremos a Buenos Aires (6ª feira) onde ficaremos até a próxima terça-feira...
Tenho acompanhado todas as notícias do Brasil, embora nem sempre possa atualizar o blog. Mas eu sei que os meus leitores compreendem isso...

POLÍTICA: Dirceu: Lula deve se recolher e dar autonomia para Dilma

Do POLÍTICA LIVRE
O ex-deputado José Dirceu (PT-SP), réu no processo do “mensalão” no Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se recolher quando deixar o governo. Em entrevista à Rádio Bandeirantes AM, Dirceu apostou que Lula sairá de cena a partir de 1º de janeiro para dar autonomia à presidente eleita Dilma Rousseff. “Ele vai se recolher. Ele tem um papel no mundo, ele vai continuar viajando, ajudando os partidos de centro-esquerda no mundo a crescer”, afirmou. Entre os papéis que devem ser desempenhados por Lula, além de “conselheiro” de Dilma, o ex-deputado do PT de São Paulo afirmou acreditar que ele se dedicará a uma fundação própria, atenderá a demanda do exterior pela “experiência” como ex-presidente e se ocupará à implementação da reforma política. (Agência Estado)

POLÍTICA: Governo “tem de ser a cara e a semelhança de Dilma”, diz Lula

Do POLÍTICA LIVRE
Ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, durante uma coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília, que “o governo da Dilma tem que ser a cara e semelhança” da ex-ministra. “Ela e somente ela pode dizer quem ela quer e quem ela não quer”, indicou. O presidente descartou um papel preponderante no governo Dilma, que assume o cargo no dia 1º de janeiro. “Um ex-presidente da República não indica e não berra”, disse Lula, ressaltando que pode dar conselhos “se for pedido”, mas “pra atrapalhar nunca”. Lula aproveitou a oportunidade para criticar a oposição e pediu aos adversários políticos do governo Dilma uma postura diferente da que tiveram em seu governo. (Estadão)

ELEIÇÕES: Justiça Eleitoral recebeu 15.792 prestações de contas

Do POLÍTICA LIVRE
A Justiça Eleitoral recebeu, até as 11h40 desta quarta-feira, 15.792 prestações de contas final dos candidatos, partidos políticos e comitês financeiros que concorreram no primeiro turno das eleições. O prazo para entrega da prestação de contas terminou ontem e o total de recebimento esperado é de 24.198 prestações. Os candidatos que disputaram o segundo turno podem entregar as contas até o dia 30 de novembro. A não prestação de contas impede a obtenção de certidão de quitação eleitoral no curso do mandato ao qual o candidato concorreu. Os candidatos ainda podem responder por abuso do poder econômico. O partido, por si, ou por intermédio de comitê financeiro que descumprir as normas de arrecadação e gastos de recursos da campanha eleitoral perderá o direito ao recebimento da quota do fundo partidário do ano seguinte ao da decisão. (Folha)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

HUMOR

Do blog do NOBLAT

ELEIÇÕES: Lula defende manter Guido Mantega e Henrique Meirelles no governo Dilma

De O FILTRO
Em um dos primeiros conselhos à presidente eleita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a permanência do ministro da Fazenda Guido Mantega e do presidente di Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com reportagem da Folha, Lula disse a Dilma que acha que deu certo a “dobradinha” entre Mantega, tido como mais desenvolvimentista, e Meirelles, mais conservador, na crise econômica internacional de 2008 e que a manutenção dos dois sinalizaria uma continuidade que acalmaria o mercado financeiro numa hora de preocupante valorização do real em relação ao dólar.
Comentário: das duas, uma: ou o presidente Lula acredita mesmo (e tem garantias) que tutelará a presidente Dilma, ou se arrisca a ver rejeitada as suas sugestões iniciais e, com isso, gerar o primeiro mal-estar pós-eleição. O tempo responderá...

ELEIÇÕES: Imprensa internacional destaca vitória de Dilma

De O FILTRO
Jornais de todo o mundo repercutiram a vitória da presidente eleita Dilma Rousseff. O jornal americano New York Times citou que Dilma terá de terminar algumas tarefas “monumentais” que Lula deixou inacabadas como arrumar o sistema educacional, melhorar os padrões de saúde e saneamento. A revista britânica The Economist afirmou que “não houve surpresas” no resultado da eleição e que Dilma, apesar de nunca ter concorrido a um cargo público, construiu sua vida política “nos bastidores”. O jornal espanhol El País destacou que Dilma se converterá, aos 62 anos, na primeira presidente mulher do Brasil, e que “terá pela frente uma tarefa formidável em um dos países que melhor representa a emergência de novas potências mundiais”. O jornal francês Le Monde chamou a petista de “herdeira de Lula” e que ela apostou, durante a campanha, no balanço econômico dos anos de Lula, que registraram um crescimento espetacular, permitindo que milhões de brasileiros saíssem da pobreza.

ELEIÇÕES: Oposição comandará 52,3% do eleitorado brasileiro

De O FILTRO
O resultado do segundo turno mostra que posição, composta por PSDB e DEM, administrará 52,3% do eleitorado brasileiro. De acordo com reportagem da Folha, apesar de derrotado na corrida à Presidência, o PSDB saiu das eleições como o campeão na disputa pelos Estados, com oito vitórias. A legenda terá quase metade do eleitorado brasileiro sob sua administração – 64,2 milhões, o equivalente a 47,5% do total. Segundo o jornal, o resultado está acima dos prognósticos mais otimistas feitos pelo comando do partido no início da campanha, que esperava era faturar no máximo seis Estados.

ELEIÇÕES: Serra elogia Alckmin, ignora Aécio e diz que luta está no começo

De O FILTRO
O candidato derrotado à Presidência da República, José Serra (PSDB), disse ontem durante discurso no comitê de campanha em São Paulo que o “povo” não quis que sua eleição fosse “agora” e se despediu do eleitor com um “até logo“. “Minha mensagem de despedida nesse momento não é um adeus. Mas é um até logo. A luta continua”, disse. De acordo com reportagem do Estadão, Serra citou a vitória de dez governadores do PSDB nas urnas e falou, especialmente, de Alckmin, com quem manteve relação conflituosa no passado, mas não citou o senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves.
Comentário: a Serra não cabia dizer outra coisa. Mas a verdade é que ele não voltará a ser candidato a presidente da República, seja porque na próxima eleição ele estará com 73 anos, seja porque a liderança tucana passará para Aécio Neves.

ELEIÇÕES: Dilma é eleita presidente do Brasil

De O FILTRO
Eleita com 56% dos votos válidos, Dilma Rousseff destacou ontem em seu pronunciamento após a vitória o fato de ser a primeira mulher presidente do Brasil e disse que sua eleição é uma demonstração do avanço democrático do país. “Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: sim, a mulher pode.” De acordo com reportagem da Folha, Dilma afirmou estar “muito feliz”. ” É uma sensação de muita força e muita alegria. Estou muito feliz e agradeço aos brasileiros e brasileiras por esse momento.” A petista recebeu mais de 55 milhões de votos dos 105 milhões registrados nesta eleição. A abstenção foi de 21,44%. Entre os eleitores, 2,31% votaram em branco e 4,40%, nulo.

domingo, 31 de outubro de 2010

COMENTÁRIO: Dilma presidente

Por Paulo Mascarenhas
Daqui de Buenos Aires, onde me encontro desde o final desta manhã, acompanhei a eleição presidencial brasileira.
Venceu o presidente Lula e sua candidata Dilma Roussef. Vitória pessoal do presidente que elegeu, contra tudo e contra muitos, uma técnica desconhecida do povo brasileiro até meados deste ano.
O candidato José Serra perdeu mais uma eleição presidencial, possivelmente a sua última, eis que a liderança do seu partido e, por que não dizer, da oposição, passará definitivamente para Minas Gerais e para Aécio Neves.
Venceu a democracia. A maioria dos eleitores disse sim à continuidade do governo petista. A vontade da maioria deve ser acatada e respeitada por todos.
Passada a eleição, deixada de lado a disputa, todos devemos torcer e ajudar para que a nova presidente faça um bom governo. O desafio é grande. O Brasil é uma potencia emergente e com muitos problemas que necessitam ser enfrentados pela nova presidente e seus ministros.
Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |