segunda-feira, 19 de setembro de 2016

POLÍTICA: Grupo de tucanos de diretórios do PSDB em São Paulo abandona Doria e anuncia apoio a Marta

FOLHA.COM
DANIELA LIMA, DE SÃO PAULO

Ernesto Rodrigues/Folhapress 
Entrevista com o candidato João Doria (PSDB) à Prefeitura de São Paulo

Dirigentes e militantes de diretórios zonais do PSDB de São Paulo lançaram um movimento de apoio à candidatura de Marta Suplicy (PMDB), rival do nome tucano para a prefeitura paulistana, João Doria.
O grupo, que se autointitulou "peessedebistas autênticos", promoveu reunião no último sábado (17) e pretende expandir sua abrangência.
A dissidência tucana começou com mais força em diretórios da Zona Sul como Piraporinha, Grajaú, Santo Amaro e São Luiz. A ideia, entretanto, é fomentar a mobilização de descontentes com a candidatura de Doria nas demais regiões, com foco nas zonas Norte e Leste.
Procurado, o presidente do PSDB paulistano, vereador Mário Covas Neto, o Zuzinha, minimizou a dissidência e atribuiu o movimento a uma tentativa de antigos apoiadores de Andrea Matarazzo, que deixou o PSDB e se filiou ao PSD após perder as prévias para Doria, de desestabilizar o partido. Hoje, Matarazzo é vice na chapa de Marta.
"Primeiro é preciso saber se esse movimento existe e se ele tem abrangência. Há uma tentativa sistemática de grupos insatisfeitos [com o resultado das prévias] que tentam se fazer maiores do que realmente são", afirmou Zuzinha.
"Se o Matarazzo fosse forte como acha que é, tinha ganhado as prévias e ficado no partido", concluiu. Ele disse ainda que, pelo estatuto do partido, cabe punição aos militantes que declararem apoio a candidaturas rivais.
A reunião dos dissidentes do PSDB que agora declaram apoio a Marta foi registrada em um vídeo, obtido pela Folha. No filme, os militantes dizem que Doria não tem tradição partidária e afirmam estar "descontentes" com a candidatura escolhida para representar o partido.

João Doria em Campanha

"Não vamos falar que esse grupo se rebelou, mas nós não concordamos com a candidatura que foi colocada", diz um dos militantes do PSDB no filme, que se identifica como Gibinha, do Grajaú.
"Convidamos os militantes do PSDB descontentes com a candidatura que foi posta. Venha com a Marta, venha com o Andrea", prossegue.
"Não tem como a gente trabalhar com um nome que a gente não escolheu", afirma outro. O presidente do diretório zonal de Piraporinha, João Galúcio, é um dos que integram o movimento dissidente. Ele confirmou o apoio à candidatura de Marta e disse que seu engajamento não é contra o partido, mas um sinal do descontentamento com a escolha de Doria.
"Nós não concordamos com algumas coisas que aconteceram", afirmou. Ele conta ainda que continua apoiando candidatos do PSDB que concorrem a uma vaga na Câmara Municipal, como Eduardo Tuma, mas que o suporte à chapa de Matarazzo se dá por descontentamento com as prévias.
"Nós não estamos nos desfiliando nem começando uma guerra no partido. Simplesmente não concordamos com o que ocorreu e, nesse momento, apoiamos Marta e Matarazzo. O segundo turno é uma outra história", declarou Galúcio.
Ele disse esperar que o PSDB respeite sua escolha, "afinal, o partido é democrático, ao menos no estatuto".

Vote-à-porter
O racha nos diretórios zonais é um sintoma da divisão que a candidatura de Doria instalou no PSDB.
O tucano foi escolhido com o apoio exclusivo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a contragosto de outros caciques tradicionais da sigla no Estado, como o ex-governador Alberto Goldman, o ministro José Serra e até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, todos amigos de Matarazzo.
À Folha Matarazzo afirmou que a dissidência nos diretórios zonais é um sinal de "como o PSDB está em frangalhos". O vice de Marta deixou o partido após perder a primeira fase das prévias e abandonar o segundo turno, acusando Doria de abuso de poder político e econômico, além de propaganda irregular e compra de votos.
A campanha de Doria sempre afirmou que as denúncias eram infundadas e fruto de uma inconformidade com a derrota de Andrea Matarazzo nas prévias.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |