domingo, 16 de agosto de 2009

POLÍTICA: Banquete dos ossos

Reunem-se os convidados para o banquete dos ossos.
Assim poderiam ser chamadas as reuniões em que o governo do estado busca ampliar a sua base de apoio na Assembléia Legislativa com o PDT e o PP, oferecendo-lhes secretarias e órgãos da administração estadual, de olho das eleiçoes de 2010, há pouco mais de um ano para o final do mandato.
Em final de banquete, oferece-se os ossos, e, com muita sorte, uma sobremesa...
O governo investe sobre o PDT pretendendo atraí-lo enquanto agremiação política (tempo de tv e rádio na propaganda eleitoral), uma vez que já conta com os votos fiéis dos três deputados estaduais da legenda de Leonel Brizola, a saber, Roberto Carlos, Jurandir Oliveira e Euclides Oliveira, governistas ferrenhos e convictos.
É compreensível tal gesto com relação ao PDT: busca atrair uma legenda que estava se encaminhando para apoiar o ministro Geddel Vieira Lima. Ampliaria, com isso, a sua base, e esvaziaria um adversário. Resta saber, contudo, se a base do partido acompanharia a sua cúpula...
Mas, qual é a estratégia em relação ao PP?
O PP já faz parte da base de apoio de Wagner, respondendo pela importante pasta da agricultura, ocupada pelo deputado estadual e ex-prefeito de Lauro de Freitas Roberto Muniz. Vota fechado com o governo. Por que, então, a ampliação do número de cargos para os pepistas? Será que é para não ter que ampliar a participação dos "companheiros" do PT no governo? Ou dos comunistas do PC do B? Ou dos socialistas de Lídice e Marcelo Nilo? Será que a atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, caiu em desgraça com o Palácio de Ondina?
Ou será, tão somente, para atrair os deputados que formam no bloco do "novo companheiro", o ex-carlista Oto Alencar, para quem já foi entregue a Codeba, e que, segundo dizem, após aposentar-se no Tribunal de Contas se filiará ao PP?
Mas, então, por que João Leão para secretário, e não alguém mais ligado a Oto? Leão é um político com luz e liderança próprias, em terceiro ou quarto mandato como deputado federal, avalista de Roberto Muniz na secretaria da agricultura. Por que ele, então?
Confesso ainda não saber a resposta. Já formulei várias teorias à respeito, mas a equação não fecha... se alguém souber, me avise.
Enquanto isso, toca corneteiro, toca o "toque de avançar", pois ainda há tempo para comer as sobras...

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |