quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Música: A noite do meu bem - Dolores Duran



Trata-se de uma das mais belas músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Dolores Duran, cujo nome verdadeiro era Adiléia Silva da Rocha, cantora e compositora carioca, nasceu em 07 de junho de 1930 e faleceu aos 29 anos de idade, em 24 de outubro de 1959.
Tinha dez anos quando um amigo da família levou-a para o programa de calouros de Ary Barroso, o maior sucesso do rádio da época. Dolores cantou “Vereda Tropical”, ganhou um elogio de Ary e 500 mil réis, muito dinheiro. A partir de então, começou a aparecer em vários programas de rádio.
Dois anos depois, seu pai morreu. Dolores tornou-se profissional para ajudar no sustento da família. Passou a atuar no “Teatro da Tia Chiquinha”, um programa infantil da Rádio Tupi e Olavo de Barros, diretor da rádio, a levou também para o teatro.
Dolores ouvia muita música e acabou aprendendo inglês, frances e espanhol. Tinha facilidade para as línguas e, cantando bem as canções estrangeiras, foi parar na Rádio Nacional (a líder de audiência na época) com Renato Murce. Conseguiu o elogio de Ella Fitzgerald para sua interpretação de “My Funny Valentine” e um contrato para cantar na boite Vogue. Tinha 16 anos e passou a usar o nome artístico de Dolores Duran.
O radialista Cesar de Alencar a ouviu na boite e a colocou em seu programa da Rádio Nacional. Foi ficando conhecida.
Seu primeiro disco só veio em fins de 1951.
Seus sucessos do início dos anos 1950 incluem canções antológicas como Lama, Canção da Volta e Filha de Chico Brito.
Em 8 de julho de 1955, Dolores casou-se com o radioator e compositor Macedo Neto. Não tiveram filhos mas adotaram uma menina. O casamento durou apenas 2 anos. Depois ela manteve um romance com o compositor João Donato que acabou quando ele foi morar no México.
Em 1957 conheceu o estreante Tom Jobim e ele mostrou a ela uma canção que compusera com Vinicius de Moraes. Dolores então escreveu uma letra para a canção e a mandou para Vinícius apreciar.
Vinicius gostou mais da letra dela do que a que ele fizera. Era “Por Causa de Você” (“ah, você esta vendo só do jeito que eu fiquei e que tudo ficou. Uma tristeza tão grande nas coisas mais simples que você tocou. A nossa casa querido já estava acostumada guardando você, as flores na janela sorriam, cantavam, por causa de você. Olhe meu bem, nunca mais nos deixe por favor. Somos a vida, o sonho, nós somos o amor. Entre, meu bem, por favor, não deixe o mundo mau te levar outra vez, me abrace simplesmente, não chore nem lembre, não fale meu bem”).
Nos seus últimos dois anos de vida, Dolores compôs obras primas como Castigo, A Noite do Meu Bem, Olha o Tempo Passando e Estrada do Sol.

C/ informações de Izabel Vasconcelos, publicada no blog do Lu Cidreira.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |