segunda-feira, 24 de abril de 2017

MUNDO: Le Pen acusa Macron de ser fraco na luta contra o terrorismo islâmico

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em reação a atentados, candidata da extrema-direita promete expulsar estrangeiros que integram lista da Inteligência

Marine Le Pen (centro) posa para foto em Paris no primeiro dia de campanha para o segundo turno das eleições - CHARLES PLATIAU / REUTERS

Procurando explorar a falta de experiência de Macron na área, ela disse a repórteres em seu bastião de Henin-Beaumont, no Norte do país:
— Estou presente para encontrar o povo francês e chamar sua atenção para assuntos importantes, inclusive o terrorismo islâmico, nos quais o senhor Macron é, para dizer no mínimo, fraco.
O programa de segurança interna de Macron pede mais 10 mil policiais e 15 mil vagas nas prisões. O ex-ministro de Economia incluiu uma série de especialistas em segurança em sua equipe e observou que Le Pen tem menos experiência de governança nacional do que ele.
A França foi alvo de uma série de ataques de militantes islâmicos nos últimos dois anos, que mataram mais de 230 pessoas. Três dias antes do primeiro turno de domingo, um policial foi morto a tiros e dois outros ficaram feridos no centro de Paris após um atentado reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Apesar disso, as pesquisas vêm mostrando de forma reiterada que os eleitores estão mais preocupados com a economia e a confiabilidade dos políticos.
Resultados do primeiro turno
Contagem com 97% dos votos apurados
Fonte: AFP e Ministério do Interior da França

Outros integrantes da equipe de Le Pen visaram nesta segunda-feira o que veem como outros pontos fracos de Macron: seu emprego anterior em um banco de investimento e seu papel como ministro da Economia responsável por desregulamentações no desacreditado governo socialista do atual presidente, François Hollande.
— Emmanuel não é um patriota. Ele liquidou empresas nacionais. Ele criticou a cultura francesa — disse Florian Philippot, vice-líder do partido de Le Pen, a Frente Nacional, à BFM TV.
Os mercados globais reagiram com alívio ao resultado do primeiro turno, que deixou Macron — um político de centro pró-União Europeia — como favorito para se tornar o próximo presidente francês. O euro atingiu brevemente um pico de cinco meses, enquanto as ações europeias subiram consideravelmente.
Para o segundo turno, que será realizado em 7 de maio, uma sondagem da empresa Harris mostrou Macron vencendo com 64% das urnas, e Le Pen atrás com 36%. Uma pesquisa Ipsos/Sopra Steria apresentou um resultado semelhante, e um novo levantamento da Opinionway divulgado nesta segunda-feira falou em uma vitória de Macron com 61% dos votos diante de 39 da adversária.
Esses números acalmaram os investidores, preocupados com as promessas de Le Pen de descartar o euro e possivelmente sair da UE e temerosos com outra reação anti-establishment na esteira da separação britânica do bloco, o chamado Brexit, e da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Analistas dizem que a melhor chance de Le Pen superar a grande liderança de Macron nas enquetes é retratá-lo como parte de uma elite distante dos franceses comuns e de seus problemas.
Pela primeira vez em quase 60 anos, os dois grandes partidos tradicionais da esquerda e da direita que dominam a política francesa, o Socialista e o Republicano, estão fora da disputa.
O conservador François Fillon, que perdeu a condição de favorito na campanha por um escândalo de empregos supostamente fantasmas de sua mulher e dois de seus filhos, sofreu uma derrota humilhante, com 19,91% dos votos, praticamente o mesmo resultado do líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon. O socialista Benoît Hamon, candidato de Hollande, admitiu um “desastre eleitoral”, com apenas 6,35% dos votos. Tanto Fillon quanto Hamon declararam apoio a Macron.
Os dois candidatos dispõem de 15 dias para convencer os 47 milhões de eleitores. O vencedor do segundo turno terá em seguida a complexa missão de negociar alianças para as eleições legislativas de junho.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |