terça-feira, 25 de setembro de 2012

COMENTÁRIO: Infelizmente, Dilma não é do mesmo time das baianas Marília Muricy e Eliana Calmon


Do POLÍTICA LIVRE

Por Raul Monteiro
Foto: Beto Barata/Agência Estado
A baiana Maríia Muricy
A professora Marília Muricy é do mesmo time de outra baiana ilustre e campeã, Eliana Calmon. Militantes do Direito, as duas pertencem a uma estirpe de mulheres decentes, de fibra, inteligentes, cultas e que, incumbidas de missões importantes, demonstram sempre grande espírito público, revelando-se intransigentes na defesa de valores caros à república e à democracia.
No cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça, Eliana deu uma inesquecível aula à Bahia e ao Brasil de como se deve proceder e lutar pela ética nas importantes instituições jurídicas do país. As consequências de sua postura, não custa especular, repercutem hoje com certeza até o julgamento do mensalão. Em posição de menos visibilidade, não foi outro o desempenho público de Marília no âmbito da Comissão de Ética da Presidência da República.
Num de seus pareceres mais comentados, detonou a figura estranha do então ministro do Trabalho Carlos Lupi, submetido a acusações de desvios de recursos no Ministério via ONGs, que acabou se demitindo em benefício do país. Mas a presidente Dilma Rousseff parece não ter gostado muito da postura independente de Marília.
E, na oportunidade que tinha para reconduzí-la e a outro integrante da comissão reputadamente sério, ratificando a correção do trabalho que ambos foram nomeados para exercer, preferiu não fazê-lo.
Felizmente, tanto Marília quanto o colega foram defendidos por um homem cuja decisão apenas reforça sua dimensão de grandeza, o ex-ministro Sepúlveda Pertence, que, em protesto, renunciou ao cargo de presidente da Comissão de Ética da Presidência, deixando a nu que o que se pretende para aquela instância não se coaduna com princípios de seriedade e responsabilidade no trato da coisa pública que deveria resguardar.
Marília foi secretária de Justiça do governador Jaques Wagner, a quem se atribui a sugestão do seu nome para a Comissão de Ética. Na secretaria, foi sucedida por Nelson Pelegrino, hoje candidato do PT a prefeito de Salvador. Mas, pelo nível da vinculação de ambos com a presidente Dilma Rousseff, não se deve naturalmente esperar que se pronunciem sobre o caso, muito menos com a indignação demonstrada por Sepúlveda Pertence.
Entretanto, fatos como esse são importantes porque atuam como divisores de água. Separam o joio do trigo. Mostram, por exemplo, como é injusta a imagem de que a presidente do Brasil gosta de uma faxina ética. Ou sabe separar o Estado do seu governo. Mostram, na verdade, que o time de Dilma é outro, onde não jogam mulheres que ficarão para a história baianas como Marília e Eliana.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |