terça-feira, 8 de maio de 2012

POLÍTICA: Conselho decide hoje abertura de processo contra Demóstenes


De OGLOBO.COM.BR
Isabel Braga / Paulo Celso Pereira


Advogado do senador pede mais tempo para a defesa, o que pode inflamar o debate
BRASÍLIA - Começou há pouco a sessão do Conselho de Ética do Senado que analisa pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O relator, senador Humberto Costa (PT-PE) pediu a abertura do processo argumentando que Demóstenes mentiu ao dizer que a relação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, era apenas de amizade, que sempre militou contra a legalização dos jogos de azar no Brasil e que não recebeu vantagens indevidas do contraventor.

Kakay cita como exemplo parte do relatório que diz que Demóstenes teria faltando ‘convenientemente” a uma votação que trataria do jogo do bicho para tender a interesses de Cachoeira. Segundo o advogado, nesse dia (05/11/2008), Demóstenes estava licenciado das atividades do Senado para participar – em missão oficial – como observador parlamentar dos trabalhos da 63ª Assembleia Geral da ONU.
Na última quinta-feira, no entanto, quando o advogado fez, oralmente, pedido semelhante, o presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), negou mais prazo, alegando que regimentalmente não era mais possível. Valadares afirmou que a defesa de Demóstenes teve 10 dias para apresentar seus argumentos e o relator apenas cinco dias.
O advogado tentará convencer o Conselho de Ética a votar o pedido de mais prazo. Segundo Almeida Castro, o senador Demóstenes está em Goiânia e não participará a sessão desta terça-feira no conselho. Nos bastidores os senadores conselheiros afirmam que não devem acatar o pedido da defesa e votar, ainda nesta terça-feira, o relatório de Humberto Costa. A tendência é de que o Conselho aprove ainda hoje a abertura de processo contra Demóstenes.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |