Do UOL
Da Redação, em São Paulo
Da Redação, em São Paulo
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou esta segunda-feira em alta de 0,62%, aos 63.153,09 pontos, após três dias de perdas. O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) encerrou a primeira semana deste mês em queda de mais de 4%.
Em direção oposta, a cotação do dólar comercial encerrou em queda de 0,9%, a R$ 1,874, interrompendo uma sequência de três dias seguidos de ganhos.
A recuperação do apetite por risco no mercado internacional aliviou o mercado de câmbio, levando o dólar a recuar frente ao real. O mercado aproveitou a ausência de indicadores no exterior para devolver parte da valorização acumulada no fim da semana passada, quando o dólar se aproximou de R$ 1,90.
A trégua nesta sessão, no entanto, pode voltar a dar lugar à volatilidade nos próximos dias. O operador de câmbio de uma importante corretora nacional, que preferiu não ser identificado, lembrou que os mercados internacionais continuam preocupados com a situação na Grécia, Espanha e Portugal.
"A queda [do dólar] hoje é só para dar uma refrescada, mas deve voltar a subir. Não estou vendo a situação mais calma, ainda vejo momentos de estresse", disse.
Entre as principais notícias do dia, a confiança do consumidor brasileiro subiu em janeiro para 149 pontos, o maior nível desde abril de 2005, quando teve início a pesquisa do indicador feita pela Associação Comercial de São Paulo.
Depois do período de compras de final de ano, estimuladas pelo pagamento do décimo terceiro salário, a demanda por crédito no Brasil iniciou 2010 em queda. Em janeiro, a procura recuou 1,1% frente a dezembro, após dois meses de altas consecutivas. Frente a janeiro de 2009, por outro lado, houve avanço de 14%.
Uma reportagem do jornal norte-americano "The Wall Street Journal" desta segunda-feira afirma que o presidente do banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, tem a intenção de restringir o crédito no país assim que o BC local confirmar que a economia norte-americana já se recuperou o suficiente.
(Com informações de InfoMoney, Reuters e Valor Online)
Comentários:
Postar um comentário