sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM I

Chegamos cedo, ontem, ao Rio de Janeiro. A aproximação da aeronave no aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, é um espetáculo à parte. Linda chegada sobrevoando a orla carioca...
Tomamos café da manhã e saímos logo para um passeio pelas ruas de Ipanema, e, depois, para o calçadão, passeando até as pedras do Arpoador, onde tomamos um rápido banho de mar, e o retorno para casa.
Muito calor no Rio. Temperatura superior a 36º, embora os termometro marcassem 33º. Aqui a umidade relativa do ar é muito alta, próxima aos 70%, o que aumenta a sensação de calor...
À tarde não consegui fazer outra coisa senão acompanhar o julgamento do STJ sobre o pedido de prisão preventiva do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Acompanhei e "bloguei" todas as notícias acerca do assunto. Que bom que, ao que parece, este país está mudando, e para melhor, a despeito de alguns... a prisão de José Roberto Arruda é extremamente positiva, e, mais do que isso, pedagógica...
A Cely e a Rita, nossa comadre, foram "bater pernas" na Visconde de Pirajá e nas suas centenas de lojas dos mais variados artigos.
A programação da noite foi muito legal. Começamos bebericando uns whiskys em casa, e depois fomos para o bairro boêmio da Lapa.
Lá o nosso compromisso era no clube do Democráticos, fundado em 1867 como informa uma placa no local. Trata-se de um clube de dança, uma "gafieira", como é chamada desde os tempos mais antigos. Curtimos os grupos de samba que se apresentaram, inclusive o "Samba do Gnaisse", do qual o meu sobrinho Caio, filho da Rita e do Fábio, é crooner e pandeirista. Dançamos e bebemos muita cerveja gelada (não necessariamente nessa ordem...).
A Lapa continua sendo um reduto boêmio, com pessoas das mais variadas "tribos", chamando atenção os jovens que cultuam o samba e a dança de salão, estilo gafieira, dando, de forma elegante, os seus passos pelo salão.
Hoje, sexta-feira, acordamos tarde, afinal, ontem dormimos menos de uma hora no avião e um breve cochilo (1/2 hora) antes do almoço.
Enquanto atualizo o blog e bebo uma deliciosa cerveja Petra, cerveja preta e muito saborosa fabricada em Petrópolis, a Cely e a Rita foram a uma boutique para comprar umas bermudas, e sei lá mais o que... depois iremos dar uma voltas pela praia, beber umas cervejinhas para almoçar mais tarde.
À noite vamos para o "Rola Preguiçosa" - nada a ver comigo, por supuesto - bloco carvalesco puxado por uma bandinha, e que sai do posto de gasolina da Lagoa Rodrigo de Freitas, esquina com a Alberto de Campos, aqui em Ipanema. vai ser muito legal!
Depois voces saberão dos detalhes...