sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ECONOMIA: Em dia de cautela, dólar opera em queda e é cotado a R$ 3,267

OGLOBO.COM.BR
POR MARINA BRANDÃO ANA PAULA RIBEIRO

Bolsa avança 1,11% puxada por bancos

- Haruyoshi Yamaguchi / Agência O Globo

RIO E SÃO PAULO - Na véspera do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, que manterá o mercado local fechado em 20 de novembro, o dólar acelera a queda no período da tarde. A moeda americana tem desvalorização de 0,39%, sendo cotada a R$ 3,267, com o real acompanhando o movimento dos seus pares estrangeiros. Já o índice de referência da B3 (antiga Bovespa) opera em alta de 1,11%, aos 73.317 pontos.
O feriado faz com que o investidor opere com cautela. Além disso, há uma incerteza externa, que é a aprovação da reforma tributária nos Estados Unidos e, se aprovada, tende a influenciar a trajetória de crescimento da maior economia do mundo. Houve já uma aprovação dos projetos entre os deputados, mas é preciso de acordo também no Senado.
— Há um certo alívio nos mercados hoje com essa aprovação entre os deputados. Internamente, os investidores avaliam a possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência. O mercado está dando o benefício da dúvida ao governo — avaliou Marink Martins, consultor da MyCap, homebroker da corretora Icap.
Por outro lado, Pablo Spyer, diretor da corretora Mirae Asset, avalia que a falta de agilidade na aprovação da medida é responsável por uma das maiores volatilidades históricas do câmbio em uma semana.
— Com algumas semanas para o final do ano e a falta de movimentos no sentido de aprovar a reforma, o mercado está com muito medo. É isso que causa essa oscilação do dólar ao longo da semana. E, se não for aprovada ainda este ano, o Brasil corre sérios riscos de ser rebaixado pelas empresas de rating no ano que vem — alertou Spyer.
Após a alta da Bolsa de quinta-feira, devido à correção do último feriado, na quarta-feira, agora o sentimento de cautela predomina nas bolsas externas, que operam em alta, próximas à estabilidade.
Deixam o índice no terreno positivo o desempenho das ações do setor bancário, que possuem o maior peso na composição do Ibovespa. As preferenciais (PNs, sem direito a voto) do Itaú Unibanco e do Bradesco sobem, respectivamente, 1,12% e 1,51%. No caso do Banco do Brasil, a valorização é de 1,62%.
As ações da Vale também se recuperaram e agora operam em terreno positivo. As PNs sobem 1,12% e as ordinárias (ONs, com direito a voto) avançam 1,04%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |