sexta-feira, 5 de agosto de 2016

MUNDO: Apoio a Trump despenca, e Hillary abre vantagem de 15 pontos

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisa da McClatchy-Marist mostra democrata com 48% das preferências contra 33% do candidato republicano. Levantamento da Fox aponta dez pontos de diferença

Donald Trump participa de evento de campanha em Portland, Maine - ERIC THAYER / REUTERS

WASHINGTON — As últimas polêmicas de Donald Trump parecem ter afetado diretamente o apoio dos eleitores. Uma nova pesquisa da McClatchy-Marist mostra Hillary Clinton com uma vantagem de 15 pontos sobre o magnata, enquanto levantamento da Fox aponta dez pontos de diferença entre os candidados à presidência dos EUA. Por outro lado, Trump bateu em julho seu recorde de arrecadação de fundos, graças, principalmente, aos pequenos doadores.
As duas pesquisas nacionais de intenção de voto foram divulgadas na quinta-feira. De acordo com o centro McClatchy-Marist, Hillary supera Trump com 48% das preferências contra 33% do republicano, uma enorme margem na comparação com o mês passado (42%-39%).
Já segundo dados da Fox, a dupla republicana, formada pelo empresário de Nova York e pelo seu candidato a vice, Mike Pence, obteria um apoio de 39% nas eleições presidenciais de 8 de novembro, enquanto Hillary e seu companheiro de chapa, Tim Kaine, levariam 49%.
Se os ventos não estão bons para o apoio do eleitorado, pelo menos o caixa de Trump teve um substancial incremento. Em julho, de acordo com dados da campanha, o magnata bateu sua arrecadação máxima com US$ 80 milhões, frente aos US$ 90 milhões levantados por Hillary, uma margem muito mais estreita do que as anteriores.
Apesar de estarem em lados opostos, os candidatos enfrentam o mesmo problema: a imagem negativa que muitos americanos têm sobre eles.
Cerca de 50% dos eleitores têm uma opinião negativa em relação à democrata, e 36% a veem de forma positiva, de acordo com uma pesquisa da CBS News. Já 31% dos eleitores têm uma impressão positiva de Trump, e 52% têm uma opinião ruim a respeito dele.
Depois da Convenção Nacional Republicana, Trump se envolveu em novas polêmicas, aprofundando ainda mais as divisões dentro do partido. Caciques da legenda discutem uma forma de intervenção na campanha do bilionário, e grandes nomes republicanos agora apoiam Hillary.
Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes e um dos primeiros apoiadores de Trump na cúpula do partido, disse em entrevista ao “Washington Post” que o candidato pode estar jogando fora a eleição, a menos que ocorra uma mudança de rumos na campanha.
Ele se referia às recentes atitudes controversas do republicano ao demonstrar um alinhamento incomum com os interesses da Rússia, pedir que Moscou interceptasse e-mails de Hillary e criticar os pais de um militar muçulmano morto na Guerra do Iraque.
Em outro comportamento contestado pelo partido, Trump negou apoio a Paul Ryan, presidente da Câmara, e a John McCain, senador e ex-candidato à Presidência.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |