terça-feira, 26 de junho de 2012

ECONOMIA: Bolsa da Espanha recua após Moody's rebaixar bancos


De OGLOBO.COM.BR


Bolsas asiáticas caem em pregão marcado por ceticismo sobre cúpula europeia


RIO DE JANEIRO — Os bancos que têm ações na Bolsa espanhola sofrem baixas generalizadas nesta terça-feira, um dia após a agência de classificação de risco Moody's ter rebaixado o rating de 28 instituições financeiras do país entre um e quantro níveis.
Os pregões abriram em baixa. Às 10h40m (horário de Brasília), o Ibex 35, principal índice da Bolsa espanhola, retrocedia 0,17%, com 6.612,50 pontos.
O recuo dos bancos espanhóis na Bolsa já era esperado depois do rebaixamento da Moody´s, que considerou que os problemas de solvência do governo da Espanha não só afetarão sua capacidade para ajudar as entidades financeiras com dificuldades, mas também porque repercutirão na oferta de créditos.
Apesar do recuo espanhol, os pregões nos principais mercados europeus registraram leve alta. O FTSE 100, principal índice da Bolsa de Londres, subia 0,23%, no mesmo horário. O Dax, índice alemão, registrou uma pequena alta de 0,02%, e o CAC 40, francês, subia 0,09%.
As ações americanas também abriram esta terça com altas, mas a cautela prevaleceu sobre os índices. O Dow Jones subía 0,21%, enquanto o Standard & Poor's 500 ganhava 0,23%. Já o El Nasdaq Composite avançou 0,32%.
Bolsas asiáticas recuam
As bolsas de valores asiáticas caíram nesta terça-feira, com os investidores ainda céticos quanto o potencial da cúpula dos líderes europeus para gerar qualquer medida significativa que solucione a crise da dívida da região, agora em seu terceiro ano.
Às 8h06 (horário de Brasília), o índice MSCI, que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subia 0,13%, com 394 pontos, mas chegou a cair 0,2%, em um pregão sem tendência definida, enquanto o índice Nikkei do Japão caiu 0,81%, atingindo a mínima em mais de uma semana.
A bolsa de Cingapura teve queda de 0,34%, a 2.805 pontos, e Taiwan também caiu, 0,40%, enquanto Hong Kong subiu 0,45%. O índice referencial de Xangai teve leve queda de 0,09% e Sydney recuou 0,36%.
— Os investidores querem ver para qual direção o resultado da cúpula irá apontar. Não está muito claro quais acordos específico podem ser realmente feitos, pode haver compromissos em medidas orientadas para o futuro. Então os investidores não podem ser inteiramente pessimistas — disse o estrategista sênior Hirokazu Yuihama, da Daiwa Securities, em Tóquio.
O euro se manteve estável em US$ 1,250, acima da mínima de duas semanas de US$ 1,247 dólar atingida na segunda-feira.
A cúpula de dois dias em Bruxelas nos dias 28 e 29 de junho será a vigésima vez que os líderes da União Europeia se encontram para tentar resolver a crise que se espalhou pela Europa desde o seu começo na Grécia, no início de 2010.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |