quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MUNDO: Governo prepara plano para retirar brasileiros de Honduras

Do blog do NOBLAT
Deu em O Globo

O Ministério da Defesa começa a montar logística para resgatar cidadãos em poucas horas caso crise se agrave
Excluído das iniciativas diplomáticas sobre a crise em Honduras, o Ministério da Defesa começou a se preparar para uma eventual operação pacífica de retirada de brasileiros daquele país.
A pasta pretende estar pronta para agir em poucas horas se vier a ser acionada, mas, por enquanto, não recebeu nenhum indicativo de que haverá deflagração da violência. Também não divulga detalhes sobre a mobilização necessária.
O plano deve seguir os moldes da operação realizada em agosto de 2006, para a retirada de brasileiros do Líbano. Naquele caso, eles foram levados em comboios de ônibus, sob responsabilidade do Itamaraty, até a Turquia. De lá, foram trazidos ao Brasil em aviões da FAB. A maior ameaça era o bombardeio indiscriminado de veículos no sul do Líbano por parte de Israel.
Como o aeroporto em Tegucigalpa pode ser fechado se a crise se agravar, a solução deve incluir transporte terrestre e aéreo.
Por se tratar de uma ação militar pacífica, sob bandeira humanitária, a operação deve contar com a anuência do governo golpista de Honduras. Apesar de o governo não ser reconhecido pelo Brasil, ainda vigoram os tratados de não intervenção.
O Itamaraty criou ontem o "Núcleo de Acompanhamento da Situação em Honduras", um grupo de diplomatas em regime de plantão 24h para analisar informações internas. Leia mais em O Globo

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |