terça-feira, 11 de julho de 2017

MUNDO: Filho de Trump divulga e-mails sobre reunião com advogada russa

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em mensagem, Trump Jr. responde que adorou saber de material prejudicial a Hillary

Donald Trump Jr. fala durante a campanha de seu pai - Matt York / AP

WASHINGTON — Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente Donald Trump, divulgou no Twitter nesta terça-feira o conteúdo dos e-mails sobre conversas em que marcava um encontro com a advogada russa Natalia Veselnitskaya. Um dos principais procuradores do governo russo ofereceu a Trump Jr. informações sobre Hillary Clinton, rival democrata de Trump na corrida presidencial, que seriam tratadas na reunião. No meio do escândalo, que mais uma vez lança suspeitas sobre os laços entre a chapa republicana e o Kremlin, o chefe da Casa Branca elogiou o filho pela sua transparência por disponibilizar a conversa eletrônica.
"O promotor da Coroa da Rússia se ofereceu para fornecer à campanha Trump alguns documentos oficiais e informações que incriminariam Hillary e seus tratos com a Rússia e seriam muito úteis para o seu pai", dizia um dos e-mails enviados pelo assessor do candidato republicano Rob Goldstone. "Esta é, obviamente, uma informação de alto nível e sensível, da parte da Rússia e do apoio do governo a Trump".
Ele respondeu em poucos minutos: "Se é o que você diz, adoro especialmente no verão".
O jornal "The New York Times" disse mais cedo que Trump Jr. havia sido informado em e-mail sobre um possível apoio russo à campanha presidencial do pai antes de se encontrar com Veselnitskaya, que teria material prejudicial sobre a então adversária democrata Hillary Clinton. Quatro dias depois, depois de uma enxurrada de e-mails, o intermediário escreveu de volta, propondo uma reunião em Nova York na quinta-feira com uma advogada do governo russo. A reunião aconteceu em junho do ano passado em Nova York.
Junto aos e-mails, Trump Jr. publicou novo comunicado "para ser totalmente transparente":
"A informação que eles disseram ter sobre Hillary eu achei que uma Pesquisa Política de Oposição. Primeiro, quis ter apenas uma conversa telefônica, mas quando não aconteceu, eles disseram que a mulher estaria em Nova York e perguntaram se eu a encontraria. Eu decidi encontrá-la", afirma o filho do presidente americano.
Ele reafirma, conforme Natalia disse publicamente, que ela não tinha ligação com o governo russo. E reitera também que "ela não tinha informação a fornecer e queria falar sobre política de adoção e o Ato Magnitsky (lei americana de 2014 para punir autoridades russas pela morte do advogado Sergei Magnitsky em 2009)".
A troca de e-mails provavelmente será de interesse para os investigadores que estão avaliando se alguma pessoa ligada a Trump conspirou com o governo russo para influenciar a eleição do ano passado a seu favor, disse o jornal. De acordo com fontes ouvidas pela rede americana NBC, a Comissão de Inteligência do Senado dos EUA quer interrogar Trump Jr.
O filho do presidente contratou um advogado na segunda-feira para representá-lo nas investigações relacionadas com a Rússia, enquanto líderes republicanos expressaram preocupação com o encontro entre o filho do presidente e uma russa. Moscou nega a interferência e Trump, que assumiu a Presidência dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro, diz que não houve conspiração.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |