quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TRAGÉDIA: Lama de Mariana deve atingir 9 km de mar no Espírito Santo

OGLOBO.COM.BR
POR CATARINA ALENCASTRO

Previsão é que lamaçal chegue ao mar nesta sexta-feira

Moradores de Colatina (ES) à espera da lama tóxica que desce pelo Rio Doce - Marcelo Carnaval / O Globo

BRASÍLIA - A lama de rejeitos da barragem rompida da Samarco, em Mariana, atingirá uma área de 9 km de mar, no litoral do Espírito Santo. Essa é a previsão do estudo da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ) feito a pedido do Ibama. O cálculo realizado pelo professor Paulo Rosman, especialista em medições oceânicas, diz que ao chegar no mar na Vila de Regência, na foz do Rio Doce, a lama se espalhará 3km ao norte da cidade e 6 km ao Sul.
Ambientalistas temiam que a lama contaminada com metais pesados subissem do Espírito Santo até o santuário de Abrolhos, uma área ambientalmente protegida. Segundo as medições do professor Rosman, essa trajeto está descartado, já que os recifes de Abrolhos, estão localizados a 250 km ao norte de Regência.
A previsão do Ibama é que a lama chegue ao mar nesta sexta-feira. Técnicos e engenheiros trabalham no local para desviar os rejeitos, a fim de que eles cheguem com menos intensidade ao oceano.
A Justiça Federal no Espírito Santo determinou que a mineradora Samarco adote, em 24 horas, medidas para impedir a chegada da lama das barragens rompidas em Mariana (MG) ao litoral do estado. Por cada dia não cumprido de decisão, a mineradora será multada em R$ 10 milhões.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |