quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TERROR: Apesar de guerra, franceses não devem ceder ao medo, diz Hollande

FOLHA.COM
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente François Hollande disse que os franceses não podem "ceder ao medo" e devem "retomar completamente a vida" cultural do país após os ataques terroristas que mataram 129 pessoas em Paris na sexta-feira (13).
"O que seria nosso país sem cafés, espetáculos, eventos esportivos, museus?", declarou Hollande nesta quarta-feira (18) durante encontro com prefeitos de todo o país. "Os terroristas visaram a própria ideia da França, aquilo que ela representa. (...) A juventude da França foi o alvo."
13.nov.2015/Christelle Alix/Presidência Francesa/AFP 
François Hollande faz pronunciamento após ataques em Paris

O mandatário prometeu aos prefeitos reforçar a segurança nas cidades para que museus sejam reabertos "e turistas sejam bem-vindos".
Segundo Hollande, as operações policiais de busca por suspeitos de envolvimento com o extremismo islâmico, como a que ocorreu na manhã desta quarta no norte de Paris, "confirmam que o país está em guerra" contra o terror.
O presidente defendeu "restrições temporárias de liberdade" para garantir a segurança do país, e disse que elas devem ser eventualmente retomadas.
Nesta quarta-feira, o governo propôs formalmente ao Parlamento estender por três meses o estado de emergência que está em vigor no país desde os atentados. A proposta inclui medidas que dão permissão às autoridades para proibir "qualquer associação ou encontro", incluindo mesquitas e grupos comunitários.
Hollande reconheceu o crescimento da islamofobia na França após os atentados, e disse que "quaisquer atos xenofóbicos, antissemitas [ou] islamofóbicos não devem ser tolerados".
Além disso, o mandatário negou que os ataques terroristas tenham a ver com o crescente fluxo de refugiados entre o Oriente Médio e a Europa.
Ele disse que "os habitantes de áreas no Iraque e na Síria controladas pelo Daesh [termo em árabe para se referir à milícia radical Estado Islâmico (EI)] são martirizados por aqueles" que atacam a França atualmente.
Hollande anunciou que a França deve dar asilo para 30 mil refugiados nos dois próximos anos.
Desde os atentados da semana passada, a França intensificou seus bombardeios contra o EI na Síria e vem buscando a formação de uma coalizão internacional única, que envolva os EUA e a Rússia para combater o terrorismo.
Para coordenar esforços militares, Hollande pretende visitar o presidente Barack Obama em Washington na próxima terça-feira (24) e o presidente Vladimir Putin em Moscou na quinta (26).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |