quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TRAGÉDIA: Diretor do órgão que fiscaliza barragens se demite após tragédia

OGLOBO.COM.BR
POR MAYARA MENDES

Celso Luiz Garcia alegou problemas de saúde ao deixar DNPM

Celso Garcia à equerda, ao lado dos secretários; Luiz Barata (MME) e Carlos Nogueira (Geologia, Mineração e Transformação Mineral) - Ingred Suhet / Divulgação

RIO — Após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana (MG), no dia 5, deixar um rastro de destruição em munícípos do estado e do Espírito Santo, o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia, pediu demissão nesta terça-feira. O DNPM é o órgão do governo federal que fiscaliza os complexos de mineração do país. A informação foi confirmada hoje pelo Ministério de Minas e Energia. Segundo a pasta, Garcia entregou sua carta de demissão junto com um laudo médico que atesta problemas de saúde.
— O ministro Eduardo Braga recebeu ontem a carta de demissão do diretor Celso Luiz Garcia, com um laudo médico que atesta problemas de saúde. No dia do rompimento da barragem, o senhor Celso Luiz Garcia estava no hospital realizando exames médicos — disse a assessora do ministério.
Garcia havia tomado posse do cargo em junho deste ano. Na ocasião, o diretor-geral afirmou que já havia iniciado os trabalhos antes da posse, porque, segundo ele, o órgão estava precisando de uma “injeção de ânimos, uma injeção de profissionalismo”.
— Muitos não acreditam, mas eu nunca deixei de acreditar, pois cheguei num momento efetivo da transição, por iniciativa do ministro e, pelo deslinde de todas as questões, que não tem mais como retroceder — afirmou em seu discurso.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o ministro Eduardo Braga deve indicar publicamente, hoje, um substituto para ocupar o cargo interinamente.
RISCO DE NOVA TRAGÉDIA
Ontem, a Samarco admitiu que há o risco de rompimento das barragens de Santarém e Germano, em Mariana (MG), vizinhas à barragem de Fundão, que se rompeu. Em entrevista coletiva, representantes da empresa disseram trabalhar para diminuir o perigo de acidente.
— Tem o risco (de rompimento) e nós, para aumentar o fator de segurança e reduzirmos o risco, estamos fazendo as ações emergenciais necessárias — declarou o gerente-geral de projetos estruturais da Samarco, Germano Lopes.
Já o Ibama informou que a lama proveniente da barragem chegará ao Oceano Atlântico, na costa do Espírito Santo, na próxima sexta-feira. Os rejeitos passaram a ser transportados com mais velocidade no leito do Rio Doce. À tarde, a presidente do Ibama, Marilene Ramos, ainda esperava a chegada da lama à foz do rio somente no próximo domingo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |