quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TERROR: Premier francês adverte para o risco de atentados com armas químicas

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Parlamento aprova prorrogação do estado de emergência por três meses
Premier Manuel Valls discursa ante o Parlamento, em Paris: 'Não devemos descartar nada' - FRANCOIS GUILLOT / AFP

PARIS — O Parlamento francês aprovou nesta quinta-feira a prorrogação do estado de emergência por três meses, atendendo ao apelo do primeiro-ministro Manuel Valls, que alertou para o risco de atentados com “armas químicas ou bacteriológicas”. Seis dias depois dos atentados em Paris, a procuradoria confirmou que o suposto mentor dos ataques, Abdelhamid Abaaoud, estava entre os mortos em uma batida policial na quarta-feira.
— Não podemos descartar nada. Digo com toda a precaução necessária. Mas sabemos e mantemos em mente que também há um risco de armas químicas ou bacterianas — afirmou Valls aos parlamentares. — A imaginação macabra dos mentores não tem limites.
Sob um intenso debate, o Parlamento vota leis de emergência, segundo as quais qualquer pessoa considerada uma ameaça pública pode ser colocada sob prisão domiciliar e investigações podem ser realizadas sem uma ordem judicial. Uma medida que já foi aprovada autoriza policiais a transportarem armas enquanto eles estiverem fora do trabalho.
Os ataques de Paris deixaram toda a Europa em alerta, com o primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciando novas medidas antiterroristas. O premier prometeu um investimento extra de € 400 milhões no combate ao extremismo islâmico no país.
Nesta quinta-feira, a polícia belga realizou uma batida policial em Bruxelas atrás de pessoas ligadas a Bilal Hadfi, um dos homens que se explodiu perto do estádio Stade de France. A Bélgica é o país com maior concentração per capita de jihadistas — 43 para cada um milhão de habitantes — e de onde vieram três dos responsáveis pelos atentados em Paris.
Após um alerta de bomba, um avião que viajava da Polônia para o Egito fez um pouso de emergência em Burgas, leste da Bulgária. No dia anterior, dois voos da Air France que partiam dos Estados Unidos com destino a Paris tiveram de ser desviados também por ameaça de atentado.
— Um passageiro falou sobre a presença de explosivos do avião, que fez um pouso de emergência no aeroporto de Burgas às 5H45 (1H45 de Brasília) — afirmou a porta-voz do aeroporto, Kristina Neikova.
O grupo extremista Estado Islâmico (EI), que controla partes da Síria e do Iraque,reivindicou os ataques de sexta-feira passada, quando homens armados e homens-bomba mataram 129 pessoas e feriram outras 350.
Os serviçõs belgas de segurança identificaram Abaddou, também conhecido como Abu Umar al-Baljiki, em um vídeo do Estado Islâmico em que era visto dirigindo um veículo da organização enquanto transportava cadávares a uma fossa coletiva.
Ele foi condenado a 20 anos de prisão em julho do ano passado por liderar um grupo terrorista, mas desde então havia fugido. O homem chefiava a célula do Estado Islâmico em Verviers, cidade belga que foi alvo de uma ampla incursão policial em janeiro para desmantelar o grupo, ao qual foi atribuído intenções de cometer atentados iminentes.
Forenses da polícia trabalham no edifício onde estavam os suspeitos do ataque, em Saint-Denis, subúrbio de Paris - KENZO TRIBOUILLARD / AFP

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |