quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TERROR: Operação de cerco a terroristas termina com 2 suspeitos mortos e 7 detidos em Paris

Do UOL, em São Paulo

Atentados em casa de shows, estádio e outros locais de Paris
18.nov.2015 - Suspeito de envolvimento com terrorismo é preso durante operação da polícia em Saint-Denis, subúrbio de Paris localizado ao norte da capital francesa. Dois suspeitos morreram e sete pessoas foram detidas na ação da polícia Peter Dejong/AP

Um intenso tiroteio e explosões foram registrados na madrugada desta quarta-feira (18) durante uma grande operação da polícia em um subúrbio de Saint-Denis, região que fica ao norte de Paris.
Morreram dois suspeitos de envolvimento com os atentados em Paris na última sexta-feira e outras sete pessoas foram presas na operação antiterrorista, que terminou por volta de 8h30 (horário de Brasília), segundo François Molins, procurador da República em Paris. Os mortos e os detidos ainda não foram identificados, de acordo com Molins.
Uma mulher que estava no imóvel se suicidou ao detonar explosivos que carregava junto ao corpo. O outro morto na ação foi atingido por projéteis e granadas, segundo a procuradoria.
Segundo a agência Reuters, citando uma fonte próxima às investigações, os suspeitos cercados no apartamento planejavam realizar um ataque ao distrito financeiro parisiense de La Defense.
Em um primeiro momento, veículos de imprensa que estavam no local acompanhando a operação divulgaram que três pessoas haviam morrido. Segundo a polícia francesa, cinco policiais tiveram ferimentos leves.
Uma cadela chamada Diesel, de sete anos, integrante da Raid, unidade especial da Polícia Nacional da França, foi morta no confronto com os supostos terroristas.
O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse em breve pronunciamento no local que os serviços de inteligência franceses receberam a informação de que o belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o mentor dos atentados de sexta-feira, com 129 mortos, estava em um prédio em Saint-Denis, o que motivou o cerco. Até então, acreditava-se que Abaaoud estivesse na Síria.
Não há confirmação de que ele tenha sido morto ou detido na operação nem que estivesse dentro de um dos apartamentos. As identidades dos mortos e detidos ainda não foram divulgadas.
Cerca de 15 pessoas, incluindo crianças, foram removidas pela polícia do prédio no início da operação.
Dos sete detidos, pelo menos três estavam no apartamento. Entre os outros quatro detidos está o proprietário do apartamento onde os suspeitos foram localizados. À AFP, ele teria alegado, antes de ser preso, que não sabia que os homens eram terroristas e que estava apenas atendendo ao pedido de um amigo.
Explosões começaram de madrugada
Testemunhas disseram que os disparos e explosões começaram por volta das 4h30 no horário local (1h30 de Brasília). O dispositivo policial foi reforçado por militares, que chegaram em caminhões do Exército e se posicionaram nas esquinas ao redor do prédio. A polícia estabeleceu um amplo perímetro de segurança em torno do edifício e manteve a imprensa a uma grande distância do local. 
A ação ocorreu em pleno centro de Saint-Denis, mesma localidade em que fica o Stade de France, onde três terroristas se explodiram na sexta-feira e mataram uma pessoa enquanto ocorria o amistoso de futebol entre França e Alemanha dentro do estádio.
A troca de tiros aconteceu nos arredores da Praça Jean Jaures, muito perto da histórica basílica gótica da cidade, onde estão enterrados vários dos reis da França. (com agências de notícias)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |