quarta-feira, 12 de junho de 2013

ECONOMIA: Opção sobre ações faz Bolsa cair, e dólar sobe em sessão instável

Do UOL, em São Paulo

A Bovespa aprofundou a queda nesta quarta-feira (12). Por volta das 16h, o Ibovespa (principal índice da Bolsa) perdia 1,54%, aos 49.002,98 pontos.
MERCADOS
O dólar comercial ganhava 0,65%, a R$ 2,15 na venda.
O euro avançava 0,95%, a R$ 2,866 na venda.
Opção sobre ações deixa Bolsa instável
A Bovespa operava basante instável nesta quarta-feira (12) por causa do vencimento dos contratos de opções sobre ações. Opções são acordos de compra e venda de papeis por preços determinados.
Quem aposta que a ação vai ficar mais cara assume posição "comprada", para liquidar o contrato pagando um preço menor pela ação do que o da negociação da Bolsa.
Já quem acredita que o preço da ação vai cair assume posição "vendida" para vender as ações a um preço maior do que o do dia.
Por isso, a Bolsa fica sujeita à ação de alguns investidores, que tentam pressionar os preços atuais para se beneficiarem com o movimento.
Bolsas internacionais
As ações europeias caíram, pressionadas pelos setores bancário e de automóveis, em meio a preocupações com a política grega que levaram os índices regionais para mais perto de importantes níveis de baixa, cujo rompimento poderá gerar mais perdas.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 encerrou em queda de 0,4%, a 1.174 pontos, ampliando a queda da sessão anterior.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,64%. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,96%. Em Paris, o índice CAC-40 teve baixa de 0,44%.
As ações asiáticas atingiram novos recordes de baixa de 2013, e as ações japonesas tiveram outra sessão instável, ampliando a tendência de queda das ações globais.
A falta de novas ações do banco central japonês para controlar o tumulto no mercado doméstico de títulos e contínuas preocupações com a diminuição do estímulo dos Estados Unidos desencorajavam investidores.
As ações australianas caíram 0,69%, enquanto as ações sul-coreanas encerraram em queda de 0,56%. Cingapura retrocedeu 0,53%.
Os mercados na China e em Hong Kong ficaram fechados devido a feriados. O Nikkei, do Japão, caiu 0,21%. O Nikkei já perdeu cerca de 17% em relação ao recorde de cinco anos e meio atingido no mês passado.
(Com Reuters)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |