sexta-feira, 14 de junho de 2013

CIDADES: Secretaria de Segurança vai investigar se houve abuso da PM em protesto de SP

De OGLOBO.COM.BR

Movimento Passe Livre promete nova manifestação na segunda-feira
Quarto protesto contra o reajuste de ônibus em SP teve confronto  - Eliaria Andrade / Agência O Globo
SÃO PAULO — O secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, determinou a apuração de possíveis abusos por parte da Polícia Militar durante a manifestação na quinta-feira contra o reajuste da tarifa de ônibus em São Paulo. No quarta protesto, o maior e mais violento deles, manifestantes e policiais entraram mais uma vez em confronto. No total, 235 pessoas foram detidas, a maioria para averiguação. Destes, quatro estão presos por formação de quadrilha, sem direito a pagamento de fiança. Entre os feridos, há também jornalistas.
A adesão ao Movimento Passe Livre (MPL), que organiza os protestos, cresceu na internet de ontem para hoje. O perfil do grupo no Facebook mais que dobrou o número de adeptos. No início da manhã desta sexta-feira, o grupo ultrapassou 50 mil “curtidas”. O MPL promete um novo ato para a próxima segunda-feira, com concentração no Largo da Batata, em Pinheiros. Mais de 42 mil pessoas já confirmaram presença. O número já ultrapassou as 28 mil confirmações para o protesto de ontem que levou cerca de 20 mil pessoas às ruas, segundo os organizadores.
Em entrevista à TV Globo, nesta sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) reafirmou que não vai voltar atrás no valor da passagem - R$ 3,20. Haddad voltou a criticar a violência dos protestos.
— A Prefeitura não pode se submeter ao jogo de tudo ou nada. Ou é do jeito que eles querem ou não tem conversa — disse o prefeito de São Paulo.
Segundo Haddad, a Prefeitura adiou por seis meses o anúncio da tarifa, que ele considera “o menor possível”.
Vídeo na internet mostra policial supostamente quebrando viatura
Na internet, foi divulgado um vídeo que mostra um policial supostamente quebrando o vidro de uma viatura, na Rua da Consolação. O vídeo está sendo divulgado nas redes sociais. No Twitter, #Policial Quebra Vidro da Própria Viatura está entre os dez assuntos mais comentados.
A Polícia Militar de São Paulo, em nota, disse que “a viatura já se encontrava danificada e o policial militar, no momento em que foi filmado, retirava os estilhaços que restaram no veículo”.
A quarta manifestação contra o reajuste da passagem de ônibus começou no fim da tarde de quinta-feira, em frente ao Theatro Municipal, no Centro. Os manifestantes caminharam ruas do centro da cidade por cerca de uma hora. A confusão começou quando a multidão chegou ao final do percurso que havia sido combinado com a Polícia Militar. A PM usou bombas de gás lacrimogêneo e deu tiros de balas de borracha. Alguns participantes do protesto revidaram com rojões e pedras. Manifestantes então se dispersaram em vários grupos, e os confrontos se multiplicaram.
Os quatro detidos estão na carceragem do 2º DP (Bom Retiro) e devem ser transferidos para um CDP (Centro de Detenção Provisória) ainda nesta sexta-feira.
VEJA TAMBÉM

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |