terça-feira, 22 de maio de 2012

ECONOMIA: Tarifas bancárias sobem 3 vezes acima da inflação

Do ESTADAO.COM.BR

Daniela Amorim, da Agência Estado

Na prévia do IPCA de maio, tarifas bancárias têm alta de 1,66%, mais de três vezes acima da inflação medida no período

RIO DE JANEIRO - Embora o governo venha pressionando para que haja uma redução nos juros cobrados de consumidores, as tarifas de serviços bancários pagas pelos brasileiros continuam em alta. O aumento foi de 1,66% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, um dos destaques dentro da inflação de 0,51% verificada no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No IPCA fechado de abril, os serviços bancários já tinham subido 1,42%, contribuindo para a alta de 2,23% no grupo Despesas Pessoais no período. Em maio, o grupo Despesas Pessoais teve alta de 1,32%, a maior dentre o grupo que compõem o índice.
Além dos serviços bancários, do cigarro, dos remédios e do feijão carioca, destacaram-se também na inflação medida em maio pelo IPCA-15 os artigos de vestuário (0,97%), seguro de veículos (1,66%), telefonia celular (1,58%), mão de obra para pequenos reparos (1,51%), táxi (1,29%), taxa de água e esgoto (1,16%), gás de botijão (1,01%) e artigos de limpeza (0,99%).


Comentário: assim é fácil "baixar" os juros.. "baixam" dos incautos que se aventuram a tomar empréstimos com taxas exorbitantes, e, em compensação, aumentam-se as tarifas para todos os correntistas... no ditado popular, "é fritar o porco na própria banha"... e o povo segue feliz, e enganado "de novo"...

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |