quinta-feira, 3 de agosto de 2017

POLÍTICA: Meirelles espera que Reforma da Previdência seja aprovada até outubro

OGLOBO.COM.BR
POR CHICO PRADO

Ministro defende também aprovação da reforma Tributária este ano

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participou em São Paulo de seminário com investidores feito pelo banco Goldman Sachs - Edilson Dantas / Agência O Globo

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira que espera que a reforma da Previdência esteja aprovada até outubro, tanto em votação no Senado quanto na Câmara dos Deputados. O ministro participou em São Paulo de um seminário com investidores feito pelo banco Goldman Sachs.
Ele também admitiu que existe a possibilidade de aprovar a Reforma Tributária ainda em 2017.
— A tributária vai depender muito dela ser apresentada, mas claramente, espera-se que a votação seja neste ano. A previdência em outubro, sim, e a tributária, idealmente em outubro, mas se for em novembro, tudo bem — disse a jornalistas na saída do evento.
Meirelles disse que o placar apertado na votação, que barrou o processo contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, "não necessariamente" vai dificultar as negociações para a votação de reformas estruturais.
— Foi uma decisão específica (a votação de ontem) sobre um assunto específico em que foi tomada a decisão clara a esse respeito, com o quórum demandado para aquela decisão. Agora, a reforma da Previdência é uma (decisão), a trabalhista foi outra, e depois teremos à frente a tributária. Cada uma delas é uma reforma que tem parlamentares favoráveis ou contra, dependendo do assunto. Acreditamos ainda, sim, na viabilidade da aprovação — argumentou Meirelles.
O ministro afirmou ainda que a reforma da Previdência "é uma questão de esclarecimento", ao ser questionado sobre a possibilidade de políticos votarem contra, temendo a pressão popular em um período tão próximo das eleições.
— Muitas vezes, em conversas com parlamentares, se faz essa pergunta: o que eu vou dizer para meu eleitor quando eu for disputar eleição? A resposta é muito simples: é uma questão de opção. Derrotar a Previdência e as outras reformas pode levar o Brasil de volta a uma queda da economia, aumento do desemprego — afirmou.
O ministro da Fazenda defendeu mais uma vez o projeto original, aprovado no relatório enviado à Câmara dos Deputados como o "adequado", segundo ele, porque propõe um nível de benefício fiscal menor do que o texto inicialmente apresentado e, portanto, já deixa uma margem menor para promover mudanças.
META FISCAL SOB ANÁLISE
Henrique Meirelles disse que continua avaliando a evolução da receita para decidir sobre a possível mudança da meta fiscal para este ano. A previsão é de um déficit de R$ 139 bilhões em 2017. Ele evitou, no entanto, confirmar qualquer decisão nesse sentido e descartou novamente estar sofrendo pressões políticas.
— A proporção entre arrecadação tributária e crescimento da economia, tudo indica, que deve começar a crescer. Além desses fatores pontuais que eu mencionei, como inflação voltando devagar pra meta, nós esperamos que a receita volte ao normal. Agora, estamos analisando isso, estamos monitorando a questão (de alteração da meta fiscal) diariamente. Quer dizer o seguinte: nossa avaliação é técnica, não é política. Eu não estou recebendo nenhuma pressão política — garantiu.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |