sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MERCOSUL: Brasil pedirá suspensão da Venezuela do Mercosul e chama país de ditadura

OGLOBO.COM.BR
POR EDUARDO BRESCIANI

Reunião do bloco ocorrerá neste sábado em São Paulo

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, mostra sua cédula de votação na Assembleia Nacional Constituinte, em Caracas - AP

BRASÍLIA — O Brasil vai pedir neste sábado durante reunião do Mercosul em São Paulo a suspensão da Venezuela do bloco. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, em suas redes sociais.
"É intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura. Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela e, por consequência, o Brasil vai propor que ela seja suspensa do Mercosul até que a democracia volte. O governo de um país democrático não pode conviver, de braços cruzados, com uma ditadura ao nosso lado. Essa é minha posição e a posição do governo do Brasil", publicou o ministro.
O GLOBO já tinha revelado que, ocupando a presidência do bloco, o Brasil liderava o movimento para a suspensão do país vizinho pela acusação de ter violado a "cláusula democrática". A eleição de uma Constituinte para enfraquecer a Assembleia Nacional, controlada pela oposição, levou os países a unificarem a posição nesse sentido. Até então, o Uruguai resistia a aplicar a punição.
A reunião ocorrerá na Prefeitura de São Paulo na manhã deste sábado. Ela é uma continuação de um encontro de chanceleres realizado em 1º de abril em Buenos Aires, quando já se debatia a punição à Venezuela, e à Cúpula do Mercosul, ocorrida em julho. Participarão os chanceleres de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |