sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MUNDO: 'The Economist': Temer vence primeiro round, mas continua na mira da justiça

JB.COM.BR

Texto diz que Janot deve apresentar mais duas acusações contra ele

Matéria publicada nesta sexta-feira (4) pela revista britânica The Economist fala sobre a votação que arquivou o processo contra o presidente Michel Temer, nesta quarta, no Brasil.
The Economist ironiza ao afirmar logo no título, que o presidente venceu o primeiro round, ou seja, acredita-se que outras batalhas para tentar derruba-lo estão a caminho.
O artigo diz que apesar dos brasileiros não sentirem a menor simpatia pelo presidente, com apenas 5% de aprovação, ele mantém seu apoio no Congresso, pois os legisladores votaram por não encaminhar o caso contra ele para a Suprema Corte, que tem o poder de julgá-lo.
Mas seus problemas não acabaram, destaca The Economist. Espera-se que Janot traga pelo menos mais duas acusações contra ele, o que pode levar a votações similares na câmara. Quanto mais tempo Temer passa se defendendo, menos trabalha no seu programa de reformas da econômica, que parece vital para estabilizar as finanças públicas do país e realizar assim a recuperação do Brasil de sua pior recessão.
O publicação avalia que o presidente não é nada além de um perspicaz operador político, munido de cálculos precisos da quantidade de legisladores para fazer acordos. Ele esteve com com mais de 160 dos 513 deputados e liberou 4,2 bilhões de reais para gastar nas regiões de cada legislador, garantindo assim os votos necessários. Alguns legisladores o apoiaram com entusiasmo.                                                            
The Economist diz que presidente não é nada além de um perspicaz operador político, munido de cálculos precisos da quantidade de legisladores para fazer acordos

Ele agora tentará voltar a atenção para sua agenda econômica. Apesar das acusações contra ele, conseguiu aprovar uma polêmica lei de reforma trabalhista em 13 de julho. Isso aumentou a esperança de que ele possa reformar o sistema de pensão. O real manteve seu valor diante dos problemas legais de Temer, um sinal de confiança, aponta The Economist.
Mas será difícil manter a confiança à medida que as cobranças aumentam e as eleições nacionais se aproximam em outubro de 2018. A opinião pública pode começar a pesar mais fortemente entre os políticos que enfrentam a reeleição. Temer tentará passar uma versão reduzida da reforma da previdência, prevê Christopher Garman da Eurasia Group, uma empresa de análise de risco. 
The Economist ressalta que Temer pode muito bem sobreviver aos votos para aprovação de reformas e novas acusações, mas Janot estará sempre ali no seu calcanhar, tentando provar que ele está errado e deve ser punido.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |