quinta-feira, 23 de março de 2017

TERROR: Ataque em Londres: Autor era britânico e já foi investigado por relação com terror

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Agressor matou três pessoas e feriu outras 40 em frente ao Parlamento britânico

Polícia patrulha na ponte de Westminster um dia após ataque - DARREN STAPLES / REUTERS

LONDRES — O autor do atentado em Londres era britânico e já foi investigado pela polícia por relação com terrorismo, informou nesta quinta-feira a primeira-ministra, Theresa May. O agressor matou três pessoas e feriu outras 40 em um ataque em frente ao Parlamento britânico e na Ponte de Westminster. A principal hipótese é que ele tenha agido sozinho e se inspirado no terrorismo internacional. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria da ação.
Ante o Parlamento, May afirmou que o agressor "foi investigado há anos pelo Mi5 (serviços de Inteligência) por suspeita de violência extremista", e teria atuado por motivações ideológicas islamistas. Este foi o ataque mais violento no Reino Unido desde os atentados suicidas de 7 de julho de 2005 em Londres, que deixaram 56 mortos, incluindo os quatro homens-bomba.
Na manhã desta quinta-feira, a vida começou a voltar à normalidade em Londres. No Parlamento, que foi reaberto, os deputados fizeram um minuto de silêncio, e a bandeira foi hasteada a meio mastro. Tanto no interior quanto no exterior da casa legislativa, policiais, parlamentares e cidadãos participaram do minuto de silêncio em homenagem às vítimas.
O aumento da presença policial na cidade era visível e as manchetes de todos os jornais eram dominadas pelo atentado, chamado na maioria dos casos de "ataque à democracia".
A polícia privilegia a pista do "terrorismo islamita". Vestido com roupa preta e barbudo, o agressor avançou com seu automóvel e atropelou vários pedestres na calçada da ponte de Westminster, diante do Big Ben, e depois esfaqueou um policial que impediu sua entrada na sede do Parlamento, antes de ser morto pelos tiros dos agentes.

OITO DETIDOS
Mais cedo, oito pessoas foram detidas em seis residências por suspeita de vínculos com o atentado. De acordo com Mark Rowley, comandante da unidade antiterrorista da Scotland Yard, as investigações acontecem em Londres, Birmingham e outros pontos do país.
A imprensa britânica já havia informado algumas horas antes sobre uma grande operação policial em Birmingham, que teria resultado em várias detenções. Esta cidade do centro do Reino Unido possui uma das maiores comunidades islâmicas do país. Mohamed Abrini, um dos autores dos atentados de Bruxelas e Paris, morou em Birmingham.
A polícia reduziu para quatro o número de mortos, incluindo o agressor. Até o momento, apenas a identidade do policial morto a facadas nas proximidades do Parlamento foi confirmada, o agente Keith Palmer, de 48 anos.
De acordo com o jornal espanhol "La Voz de Galicia", uma espanhola de 43 anos, professora que trabalhava em Londres e que também tinha nacionalidade britânica, seria também uma das vítimas fatais.

ÚLTIMAS DE MUNDO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |