quarta-feira, 29 de julho de 2015

CASO PETROBRAS: Presidente licenciado da Eletronuclear está preso em quartel

OGLOBO.COM.BR
POR THAIS SKODOWSKI* E THIAGO HERDY

Othon Luiz Pinheiro da Silva e Flávio Barra, da Andrade Gutierrez, fizeram exame de corpo de delito
Presidente licenciado da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva (de colete e boné) e o executivo da Andrade Gutierrez Flávio David Barra (de terno), presos durante a Operação Radioatividade, embarcam para Curitiba - Fernando Frazão / Agência Brasil

CURITIBA E SÃO PAULO - O diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso na 16ª fase da Operação Lava-Jato, passou a noite em uma unidade das Forças Armadas em Curitiba, onde deverá permanecer à disposição da Justiça. Nesta terça-feira, ele foi submetido a exame de corpo de delito realizado por um médico oficial do Exército, devido à sua condição de vice-almirante da Marinha.
Nesta quarta-feira, deverá ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito o segundo preso da nova fase da Lava-Jato, Flávio David Barra, presidente da AG Energia, ligada ao grupo Andrade Gutierrez.
Os dois são investigados por lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção nas obras de montagem da usina nuclear de Angra 3, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Eles devem prestar depoimento à Polícia Federal na quinta-feira. O prazo da prisão temporária termina no próximo sábado.
Othon é suspeito de ter recebido R$ 4,5 milhões em propina entre 2009 e 2013, pagos por meio de empresas de fachada pelas construtoras Engevix e Andrade Gutierrez, também investigadas pela Lava-Jato. As empresas teriam pago para ser favorecidas em licitações e contratos da Eletronuclear.
De acordo com a Polícia Federal, o dirigente recebeu vantagens indevidas por meio da Aratec Engenharia, Consultoria & Representações Ltda, empresa da qual integrou o quadro societário até fevereiro deste ano. Atualmente a firma está registrada em nome das filhas de Othon, que também são investigadas nesta nova etapa da operação.
(*) Especial para o GLOBO
VEJA TAMBÉM
Lava-Jato investiga Eletrobras e 15 empresas do setor elétrico

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |