terça-feira, 28 de julho de 2015

CASO PETROBRAS: Advogados da Odebrecht tentam impedir busca da PF em servidores da empresa no Rio

OGLOBO.COM.BR
POR TIAGO DANTAS

Em resposta, juiz Sérgio Moro afirma que defesa não pode se opor ao cumprimento do mandado de busca
O juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava-Jato - Michel Filho/14/05-2015 / Agência O Globo

SÃO PAULO — O departamento jurídico da Odebrecht se recusou a fornecer acesso aos servidores da empresa aos agentes federais nesta terça-feira. Os agentes cumpriam um mandado de busca e apreensão em um prédio da empresa em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os policiais foram à companhia apreender arquivos eletrônicos e emails relacionados ao diretor superintendente da Odebrecht Infraestrutura, Fabio Gandolfo, investigado na 16ª fase da Operação Lava-Jato, que apura a ocorrência de crimes de corrupção relacionados a obras em Angra 3.
O fato foi comunicado ao juiz Sérgio Moro na manhã desta terça pelo delegado da PF Igor Romário de Paula. Moro respondeu, em despacho, que “não cabe aos empregados da Odebrecht, quer advogados ou não, se oporem ao cumprimento do mandado de busca.” Ele determinou que os agentes federais façam a busca, caso necessário, utilizem “de força e prisão daqueles que se opuserem ao cumprimento da ordem judicial”. O juiz citou, ainda, que o comportamento dos advogados “indica possibilidade de destruição de prova”.
Os advogados da Odebrecht disseram aos policiais federais, segundo o delegado fluminense, que o “servidor de e-mails da empresa estaria estabelecido no exterior e não abrangido pela ordem judicial”. Moro alegou, por sua vez, que os crimes investigados por essa fase da Lava-Jato ocorreram no Brasil, e que o executivo investigado realizou comunicações no Brasil. O juiz citou, em sua decisão, anotações do presidente da Odebrecht SA, Marcelo Odebrecht, que cita a expressão “higienização de apetrechos”, como um indicativo de interferência nas provas.
O juiz decidiu, por fim, ampliar a busca e apreensão e determinou “a extração dos backups, cópias de segurança e logs de acesso da conta” de Fábio Gandolfo das últimas 48 horas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |