sexta-feira, 9 de maio de 2014

POLÍTICA: Datafolha: petistas divergem sobre possibilidade de segundo turno

De OGLOBO.COM.BR
ANSELMO CARVALHO PINTO, ESPECIAL PARA O GLOBO
GERMANO OLIVEIRA

Gilberto Carvalho diz que ‘seria estranho’ Dilma ser eleita logo; já líder do PT na Câmara vê com ‘alívio’ estabilidade na pesquisa
O ministro chefe da secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho Jorge William/16-9-2013 / Agência O Globo
CUIABÁ e SÃO PAULO - O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o líder do PT na Câmara, deputado Vicente Paulo da Silva (PT-SP), o Vicentinho, divergiram nesta sexta-feira em suas interpretações sobre a nova pesquisa Datafolha.
Na pesquisa, a presidente Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto contra 38% da soma de seus adversários, o que indicaria segundo turno. Mas as duas interpretações - de que ela iria ou não para o segundo turno - são válidas por conta da margem de erro: 2% para mais ou para menos.
Em Cuiabá (MT), Gilberto Carvalho disse que nunca acreditou que a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno em outubro.
- Não ganhamos (no primeiro turno) em 2002, não ganhamos em 2006, não ganhamos em 2010. Seria muito estranho que agora, com três candidatos de maior potencial, isso ocorresse – disse o ministro, durante um evento em defesa do legado da Copa, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Carvalho reconheceu que o cenário econômico pode estar contribuindo para uma avaliação negativa do governo federal.
- Mas não tenho dúvida, com todo respeito aos adversários, que quando a eleição começar e nós conseguirmos mostrar nossa obra nos últimos 12 anos, nos últimos quatro anos, venceremos a eleição – afirmou.
Já Vicentinho disse que viu os números com “alívio”. Ele está confiante numa vitória da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno.
Mesmo com a subida de Aécio Neves nas pesquisas, de 16% em abril para 20% em maio, Dilma se manteve dentro da margem de erro: em abril a presidente tinha 38% das intenções de voto, hoje tem 37%. Isso é motivo de otimismo entre os petistas, disse Vicentinho, que não comentou sobre a ascensão de Aécio.
- Vejo os números com alívio pois eles estão consolidando Dilma num patamar que deve lhe dar uma vitória ainda no primeiro turno. Considerando que o PT é o único partido que tem militância, acredito em vitória ainda no primeiro turno. A militância do PT vai fazer a diferença - disse Vicentinho.
Apesar de sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Vicentinho descarta o movimento do volta Lula manifestado por 75% dos petistas ouvidos na pesquisa Datafolha, que disseram desejar que Lula seja o candidato a presidente no lugar de Dilma.
- Respeitamos o pensamento dos petistas, mas essa questão já foi resolvida no último encontro nacional do PT, que lançou Dilma como pré-candidata do partido. Isso mostra, contudo, que o nosso principal cabo eleitoral é muito querido, ao contrário dos nossos adversários. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não é bem avaliado pelos eleitores - mostrou Vicentinho.
Segundo ele, a queda na expectativa da inflação, manifestada por 58% dos eleitores, contra 65% registrados na pesquisa anterior, é outro indicador "positivo" para os petistas.
- A inflação ainda está com luz amarela, mas é extramente positivo para o governo o fato da expectativa da inflação estar em queda - disse o líder petista.
Durante a entrevista coletiva em Cuiabá, Gilberto Carvalho foi questionado sobre o atraso nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá, onde o aeroporto e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) não deverão estar prontos até junho.
- Não quero ser leviano para apontar responsabilidades. Mas o governo lamenta que não esteja tudo pronto – disse.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |