quinta-feira, 8 de maio de 2014

CIDADE: Prefeitura prepara plano de contingência para transportes na volta para casa

De OGLOBO.COM.BR
LUDMILLA DE LIMA / ELAINE NEVES

Presidente da Rio Ônibus diz que empresas estão preparadas para colocar veículos nas ruas de imediato
Para evitar tumultos e transtornos devido à greve, toda a tropa do Batalhão de Choque está de prontidão nesta quinta-feira
Passageiros num ponto de ônibus lotado da Avenida Brasil nesta quinta-feira: prefeitura prepara plano de contingência na volta para casa Agência O Globo / Antonio Scorza
RIO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) prepara um plano de contingência para possibilitar o deslocamento normal da população carioca, por meio do sistema de transportes da cidade, na tarde desta quinta-feira. Para fortalecer a medida, adotada por conta da greve de rodoviários, Paes informou já ter solicitado às concessionárias de transportes públicos urbanos a ampliação do serviço para atendimento da demanda de usuários.
— Os motoristas são funcionários das empresas. Compete à prefeitura cobrar das empresas que prestam o serviço. Conversei com o presidente da Rio Ônibus, que disse que está tomando as medidas cabíveis. E a Secretaria de Transportes planeja um plano de contingência na volta para casa — disse o prefeito, durante a inauguração da Nave do Conhecimento Santiago Andrade, em Triagem.
Paes afirmou ainda que a prefeitura solicitou ajuda da Polícia Militar para evitar novas depredações e tumultos pela cidade.
— Esperamos que esse movimento grevista não pratique atos de violência. É inadmissível que tenhamos 325 ônibus com vidraças quebradas. Isso não é aceitável — acrescentou o prefeito, recusando-se a comentar se a greve teria motivações políticas.
Ele disse que espera da Rio Ônibus medidas para acabar com a greve, sob pena de multa e até perda da concessão. De acordo com os grevistas, a paralisação é de 24 horas e nesta sexta-feira os ônibus circularão normalmente.
— Espero que as empresas botem os carros na rua, ajam junto à Justiça do Trabalho. Por ser uma greve de um serviço público concedido, as regras são muito claras. Você tem que ter pelo menos 70% da frota operando. Não é uma situação que elas (empresas) queiram. Há um histórico das empresas provocando greve para ganhar aumento de tarifa. Não é o caso, porque elas já tiveram aumento de tarifa. Elas têm que agir — destacou Paes.
Segundo o presidente da Rio Ônibus, Lélis Teixeira, as empresas estão preparadas para colocar os veículos nas ruas de imediato:
— O que nos precisamos é que os rodoviários voltem para as empresas. Àqueles (motoristas) que foram e voltaram com receio dos piquetes, nós queremos falar que podem voltar, porque tem ambiente para trabalho. A Polícia Militar foi acionada para assegurar a volta pra casa. Amanhã eu entendo que teremos um transporte normal e regularizado.
Ao comentar sobre os mais de 300 veículos depredados pela manhã, Teixeira acrescentou que o problema tende a diminuir ao longo da tarde "em função do insucesso". Segundo ele, pelo menos cinco pessoas teriam sido presas na Avenida Brasil.
— Isso tende a diminuir, e ao mesmo tempo a gente vai aumentar o número de homens hoje Amanhã a gente estará com tudo normalizado — reafirmou, acrescentando que a frota de ônibus na cidade conta com cerca de 8.600 veículos, e que muitos não foram depredados porque não conseguiram nem sair da garagem. — Eles só pararam através da greve e sim por causa violência. A adesão foi de 1% de 40.000 na categoria.
Para evitar tumultos e transtornos devido à greve, toda a tropa do Batalhão de Choque está de prontidão nesta quinta-feira. Equipes estão espalhadas nos terminais de ônibus da Alvorada, na Barra, Rio das Pedras e Central do Brasil. Uma outra equipe está na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz, onde motoristas e manifestantes permanecem com meia pista da lateral sentido Centro fechada. O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel André Luiz Araújo Vidal, disse que o efetivo ficará de plantão todo o dia porque teme tumultos no fim da tarde, na volta para a casa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |