segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NEGÓCIOS: Dólar alto na América Latina ameaça lucro de multinacionais, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

A turbulência financeira em países latino-americanos passou a ser uma ameaça ao lucro de multinacionais que investem ou estão instaladas na região.
Companhias como a Eletrolux, 3M, Whirlpool Corp. e Procter & Gamble apontam a desvalorização das moedas brasileira, argentina e venezuelana, e a instabilidade cambial, como responsáveis pela queda de lucro de suas filiais em entrevistas ao jornal "The Wall Street Journal".
Apesar de o Brasil ser um dos mercados de maior crescimento para a fabricante de eletrodomésticos sueca Eletrolux AB, a companhia afirmou que esses fatores prejudicaram seu lucro no quarto trimestre.
"Prevemos menor demanda no Brasil nos próximos trimestres", informou a Electrolux.
O Brasil representa mais de 25% das vendas da Whirlpool Corp., fabricante norte-americana de eletrodomésticos. No entanto, suas vendas na América Latina caíram 0,5% em dólar em 2013 e a empresa prevê que toda a indústria de eletrodomésticos na região ficará estagnada neste ano.
O diretor-presidente da Whirlpool, Jeff Fettig, disse em entrevista ao The Wall Street Journal que a desaceleração no Brasil era "inevitável" depois de anos de fortes gastos da classe média em expansão.
"A inflação está reduzindo a demanda até certo ponto, mas ela não muda os fundamentos do mercado", disse.
"Os investidores estão definitivamente ficando nervosos" em relação à região, disse Robert Wertheimer, analista da Vertical Research Partners.
Os analistas não veem, no entanto, um cenário ruim em toda a América Latina. O desempenho econômico de México, Chile, Colômbia e Peru são considerados relativamente bons.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |