sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MUNDO: Merkel considera inaceitáveis declarações de diplomata americana sobre UE

De OGLOBO.COM.BR

Secretária-assistente de Estado se desculpou após declaração imprópria publicada no Youtube
Em vídeo, Victoria Nuland criticou resposta europeia para a crise política na Ucrânia
KIEV - A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou de totalmente inaceitáveis os comentários depreciativos da principal diplomata americana para a Europa, Victoria Nuland, sobre o papel da União Europeia na crise ucraniana. Na noite de quinta-feira, Victoria pediu desculpas aos colegas do “Velho continente”, depois do vazamento no YouTube de uma conversa por telefone, na qual ela critica a resposta europeia para a crise política na Ucrânia. Funcionários americanos não negaram que a conversa - publicada em um vídeo no Youtube com legendas em russo - tenha acontecido, mas não quiseram dar detalhes. Eles criticaram a Rússia por, supostamente, ter interceptado os telefonemas de diplomatas.
- Merkel considera que estas declarações são absolutamente inaceitáveis - afirmou a porta-voz alemã Christiane Wirtz, acrescentando que a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, “está fazendo seu trabalho”.
- Que se foda a UE! - diz a nova subsecretária de Estado americana para a Europa em um telefonema recente com o embaixador americano em Kiev, Geoff Pyatt, quando discutiam os próximos passos a seguir para tentar resolver a crise pelos protestos em favor da democracia nesse país.
Nesta sexta-feira, a porta-voz da União Europeia afirmou que não irá comentar o caso.
“Não comentamos os vazamentos de supostas conversas telefônicas. A UE está comprometida em ajudar o povo ucraniano na atual crise política”, afirmou a porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.
Para a Casa Branca, o fato de o vídeo ter sido tuitado pelo governo russo “diz algo sobre o papel da Rússia” nos fatos
- Não discutimos conversas privadas - acrescentou o porta-voz Jay Carney, reforçando que Victoria “esteve em contato com seus pares da UE, e a relação com o bloco é mais forte do que nunca”.
Em conversa com os jornalistas, a porta-voz Jen Psaki também rebateu as alegações russas de que Washington está se intrometendo na política interna de Kiev, já que, no telefonema, ouve-se a subsecretária falando de quem deveria e de quem não está no governo ucraniano.
- Não deveria ser uma surpresa que os funcionários americanos falem desse tema - comentou Psaki, insistindo em que se tratou de uma “conversa diplomática privada”.
Na conversa por telefone, a subsecretária acrescenta ter tido informações de que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pretende nomear um antigo embaixador holandês em Kiev, Robert Serry, como seu representante na Ucrânia.
- Isso seria fantástico para ajudar a unir tudo isso, ter a ONU que una isso e, você já sabe, que se foda a UE - disse ela, em uma aparente referência às diferenças entre Washington e a UE sobre a Ucrânia.
Nuland e Pyatt parecem discutir sobre a crise na Ucrânia e a oferta do presidente Viktor Yanukovytch em janeiro de nomear o líder da oposição Arseny Yatsenyuk como primeiro-ministro e o popular boxeador e também opositor Vitali Klitschko como vice-primeiro-ministro. Ambos rejeitaram a oferta. Em dezembro, Victoria Nuland esteve na praça Independência de Kiev, em sinal de apoio aos manifestantes.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |