sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

GESTÃO: Dilma se reúne com equipe econômica no Palácio da Alvorada

Do UOL

A presidente Dilma Rousseff está reunida na manhã desta sexta-feira com a equipe econômica do governo federal, no Palácio da Alvorada. Embora na agenda oficial conste apenas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já chegaram à residência presidencial os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, do Planejamento, Miriam Belchior, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.
O governo ainda não deficiu a meta de superávit primário de 2014. Mantega, Belchior e Mercadante compõem a Junta Orçamentária, responsável por definir a meta de superávit que, estima-se, seria de aproximadamente 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o governo, equivalente a uma economia na ordem de R$ 80 bilhões. O governo também não definiu ainda o tamanho do congelamento orçamentário deste ano.
Além destas definições, na reunião ainda se discute, conforme revelou ontem o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, uma ajuda adicional para evitar o aumento nos preços da energia pelas distribuidoras, que este ano deveriam começar a repassar para os consumidores o custo do pagamento de R$ 9 bilhões que terão que fazer por causa do empréstimo de mesmo valor feito pelo governo em 2013.
O tema energia elétrica é particularmente espinhoso para Dilma em um ano eleitoral. Os apagões colocam em xeque a credibilidade e a popularidade da presidente, que foi ministra de Minas e Energia. Além disso, o desconto na conta de luz dado pelo governo em 2013 ameaça o Orçamento da União e a avaliação das distribuidoras de energia pelas agências de rating. 
Sem o repasse, a agência Fitch Ratings, por exemplo, estuda a possibilidade de rever para baixo a nota das empresas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |