quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ECONOMIA: Dólar opera em queda após bater recorde em quase 5 anos

Do UOL, em São Paulo

O dólar comercial operava em queda nesta quinta-feira (22); por volta das 11h35, a moeda tinha leve queda de 0,04%, a R$ 2,45 na venda.
BOLSA E DÓLAR
O Banco Central realizou, por volta das 10h30, um leilão equivalente à venda de dólares no mercado futuro. Foram vendidos todos os 20 mil contratos da oferta.
O BC já anunciou, na véspera, que deve fazer ainda um leilão de venda de dólares à vista com compromisso de recompra.
Os leilões de venda de dólares são uma tentativa do BC de tentar segurar a tendência de alta.
Banco Central intensifica atuação
A forte alta do dólar neste ano tem preocupado o Banco Central. No primeiro semestre, a moeda teve valorização de quase 9%; em julho, subiu mais 2,27%.
Em agosto, a moeda foi renovando valores recordes ao longo de vários dias, antes que o Banco Central começasse a intervir.
Alguns analistas disseram acreditar que os operadores estavam "testando" o limite do Banco Central - ou seja, forçando uma tendência de alta para descobrir qual é o patamar que o BC tolera antes de agir.
No dia 8, o BC realizou o primeiro leilão, equivalente à venda de dólares no futuro. No dia 9, foi promovido mais um leilão de venda de dólares no futuro.
No dia 15, foi realizado mais um leilão de venda de dólares no futuro, mas o dólar subiu mesmo assim. No dia 16, foram dois leilões, como parte de uma operação de rolagem de contratos que venceriam em 2 de setembro.
No dia 19, foram mais três leilões; um deles fazia parte da operação de rolagem, mas os outros dois foram tentativas mais pontuais de tentar frear a alta do dólar.
No dia 20, outros três leilões: dois de venda de dólares no futuro (um deles da operação de rolagem), e outro de venda de dólares no mercado à vista com compromisso de recompra. O dólar fechou em queda.
Nesta quarta, foram realizados mais dois leilões, ambos de venda de dólares no futuro - um deles faz parte da operação de rolagem dos contratos que vencem em 2 de setembro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |