quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ECONOMIA: Ações da Petrobras sobem após notícias sobre reajuste dos combustíveis

Do UOL, em São Paulo

As ações da Petrobras estão em alta nesta quinta-feira (22), em meio a notícias de que o governo federal teria decido elevar novamente os preços da gasolina e do óleo diesel neste ano.
Por volta das 11h45, a ação ordinária (PETR3), que dá direito a voto, subia 4,36%, a R$ 17,23. A ação preferencial da estatal (PETR4), que dá prioridade na distribuição dos dividendos, avançava 3%, a R$ 17,86.
Mais cedo, as altas foram maiores (a ordinária chegou a 6,18%, e a preferencial, a 4,79%), mas a alta reduziu o ritmo depois que o governo negou ter estudado reajuste nos preços de combustíveis.
Pelo Twitter do Planalto, no meio da manhã, o governo negou as informações. "O porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, negou, hoje, que a presidenta Dilma tenha discutido reajuste nos preços dos combustíveis", diz o post na rede social de microblog.
A suposta decisão de aumentar o preço dos combustíveis teria surgido pela intensificação da alta do dólar contra o real, que tem pesado sobre as contas da Petrobras.
A forma do reajuste, porém, ainda não foi definida. O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou sem citar fontes que "o reajuste deve ficar na casa de um dígito para os dois produtos, mas o martelo ainda não está batido quanto ao momento ideal para a alta dos preços".
A decisão de reajuste teria sido tomada em reunião ocorrida na véspera entre a presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobras, Graça Foster; e os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
A Petrobras "chegou a propor um reajuste escalonado, para diluir o impacto inflacionário, mas não tem esperança de um aumento que compense integralmente a desafagem (entre preços internos e internacionais dos combustíveis)", segundo o jornal.
Questionado sobre um eventual aumento dos combustíveis, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou no último dia 16 que os reajustes nos preços dos combustíveis no Brasil ocorrerão periodicamente. "Essa é, digamos, a regra", disse a jornalistas, acrescentando que os aumentos não são anunciados com antecedência.
O aumento nos preços é cobrado pela Petrobras, como forma de alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos valores internacionais, cotados em dólar.
O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras -com altas de 6,6% em janeiro e 5% em março -, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4% janeiro.
Na gasolina, o governo tentou amenizar o impacto sobre a inflação com aumento na proporção de etanol misturado no combustível, de 20% para 25%, mas a decisão só foi executada em maio.
O impacto do aumento dos combustíveis sobre a inflação tem sido uma preocupação constante do governo.
Em 2012, quando a Petrobras anunciou reajustes, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) até ela ser zerada para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e, desse modo, para a inflação.
(Com Reuters)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |