terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SEGURANÇA: SC: preso acusado de ser um dos mandantes da série de atentados

De OGLOBO.COM.BR

Maycon Aurélio Saturnino, de 29 anos, estava em uma cobertura de luxo em Florianópolis quando foi encontrado
Maycon foi preso em uma cobertura por policiais civis - Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina

RIO — Foi preso na madrugada desta terça-feira, em Santa Catarina, Maycon Aurélio Saturnino, de 29 anos. Segundo informações do G1, ele é suspeito de ser um dos principais mandantes dos mais de 100 ataques registrados em 36 municípios do estado desde o dia 30 de janeiro. Policiais prenderam Maycon em flagrante em uma cobertura de luxo em Florianópolis, por volta das 4h. A operação foi comandada pelo delegado Akira Sato, da Delegacia de Investigação Criminal (Deic). Também nesta madrugada, três carros foram incendiados, mas a Polícia Militar não confirmou a relação das ocorrências com a série de atentados, segundo a TV Globo. Até as 6h30m desta terça-feira, a PM confirmava 111 ataques.
Sato disse ao G1 que Maycon é um dos principais responsáveis por efetuar a dinâmica dos ataques.
— A prisão dele estava prevista para sábado, mas infelizmente não foi possível. Tínhamos indicativos que ele estava em um prédio no bairro João Paulo, mas não esperávamos aquele nível de condomínio, por isso também vamos investigar lavagem de dinheiro.
De acordo com o delegado, todo o prédio foi cercado às 2h:
— Ele não tinha como fugir, até por ser uma cobertura muito alta. Então, às 4h ele se rendeu.
Maycon é cunhado de um dos traficantes transferidos para um presídio federal no sábado, junto com outros 39 detentos. Também no sábado, a mãe e a irmã de Maycon foram presas suspeitas de envolvimentos com os ataques em Santa Catarina.
Segundo Sato, o suspeito foi preso com munições de calibre não permitido e lança-perfume. Ainda na madrugada, ele foi encaminhado para a Deic.
De acordo com a polícia, até está terça-feira, 72 pessoas foram detidas por estarem envolvidas com os atentados. O delegado da Deic acredita que até o final desta semana seja finalizada a primeira etapa de prisões.
A ação conjunta entre o governo de Santa Catarina e o governo federal que transferiu 40 presos vinculados a facções criminosas para presídios federais na manhã de sábado contou com o apoio da Força Nacional de Segurança. Um avião partiu da Base Aérea de Florianópolis em direção a Mossoró (RN), onde ficaram 37 detentos, e Porto Velho (RO), destino de outros três. Dos 40 presos transferidos, 22 saíram do presídio São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.
A Força Nacional de Segurança desembarcou em Florianópolis com 350 homens na sexta-feira. As tropas federais vão permanecer no estado por pelo menos 90 dias, segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |