terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ECONOMIA: Tombini diz que não existe risco de descontrole da inflação

De OGLOBO.COM.BR
GABRIELA VALENTE (EMAIL·FACEBOOK·TWITTE

Presidente do BC reforça que a estratégia é manter os juros em 7,25% ao ano
BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira que não existe risco de descontrole da inflação no Brasil. Ele aproveitou um evento da autoridade monetária para reforçar que a estratégia de manter os juros básicos em 7,25% ao ano, por um período suficientemente prolongado de tempo, permanece válida neste momento. No entanto, ele deixou claro que, se for preciso, o Comitê de Política Monetária (Copom) voltará a aumentar os juros. Mas avisou que daqui pra frente a taxa básica oscilará em patamares mais baixos.
— A postura do Banco Central em relação à política monetária será adequadamente ajustada. Dito de outra forma, neste novo ambiente macroeconômico, a taxa Selic oscilará em patamares mais baixos que no passado — disse o presidente do BC.
Tombini vem sofrendo críticas pela alta da inflação e por, mesmo assim, manter o juros estáveis. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que se for preciso o Brasil voltará a subir os juros para combater a alta de preços. A declaração de Mantega causou repercussão entre os economistas. Alguns apostam que o Copom aumentará a Selic no meado deste ano.
No entanto, pesquisa feita pelo BC com instituições financeiras mostra que a maioria dos analistas aposta em manutenção dos juros básicos até o fim do ano.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |