quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO: Em SP, Justiça condena pais que deixaram adolescente fora da escola

Do UOL
Rogério Barbosa

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que os pais de uma adolescente de 16 anos paguem uma multa diária de R$ 2.000 por cada dia que a filha passar sem matrícula na escola. Para a Justiça, por mais que o filho demonstre desinteresse pelos estudos, os pais não podem abdicar do dever de zelar por sua formação.
Cai proporção de jovens na rede escolar, mostra IBGE
Depois de tentativas em vão de fazer com que a filha frequentasse a escola e obtivesse boas notas, os pais consentiram que a menor ficasse em casa cuidando de sua irmã, que tem três anos e tem diabetes.
Os pais ainda alegaram que a filha seria reprovada em 2010, ano em que definitivamente deixou de frequentar as aulas, em razão de faltas e notas baixas. Na época, a menina tinha 14 anos. 
A Justiça, no entanto, considerou que a falta de interesse de uma criança pelos estudos não exime os pais do dever de "encorajar e incutir na criança o interesse pelos estudos e pela aquisição de conhecimento visando a assegurar-lhe existência digna e perspectivas seguras para o seu futuro".
"A alegação de que a menor não quer frequentar a escola não vinga, porquanto incumbe aos pais o dever de zelar pela formação dos filhos, mormente na infância, fase crucial de seu desenvolvimento", pontuou o relator do processo, desembargador Samuel Junior.
O tribunal impôs a multa aos pais da adolescente pelo descumprimento do artigo 55 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que "os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino".
Procurado pela reportagem do UOL, o advogado da família preferiu não comentar o caso, nem falar sobre a possibilidade de recurso porque ainda não foi notificado da decisão.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |