terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

POLÍTICA: As bruxarias de Lula

Do POLÍTICA & ECONOMIA NA REAL

Lula já deu demonstrações de que em matéria de política é capaz de fazer, como diria aquela bela canção de Dorival Caymmi ("João Valentão"), "coisas que até Deus duvida". Escapou incólume de todos os problemas de seu governo - mensalão, queda de ministros (Antonio Palocci e José Dirceu) - e posteriores - queda de ministros indicados a Dilma, os "bebês de Rosemary" - e elegeu duas apostas, inicialmente consideradas temerárias para a presidência da República e a prefeitura de SP. Mostrou que é mesmo o próprio "cara". Com tal cacife e sem contestações visíveis na área do governo, está agora pretendendo armar um quebra-cabeças realmente sobrenatural :
a) entregar a vice presidência da chapa de Dilma à reeleição para Eduardo Campos do PSB, retirando da cabeça do governador de PE o plano de se candidatar ao Palácio do Planalto ano que vem.
b) compensar o PMDB e Michel Temer pela perda da vice-presidência com a candidatura à sucessão de Geraldo Alckmin em SP com as bênçãos do PT.
Mesmo para um "milagreiro" como Lula, é santo demais para acomodar. O PMDB aceitaria trocar o que acha certo pelo mais que duvidoso, ainda mais que está totalmente alinhado com Dilma ? O PT aceitaria fazer concessões ? O PMDB e o PSB, conhecendo o parceiro como conhecem, confiarão numa resignação petista ? Se conseguir tal façanha, Lula poderá reivindicar o direito a uma "canonização política".

Jogo de cartas marcadas ?
Há um enigma em algumas movimentações iniciais do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff da sucessão de 2014. Apesar das diferenças de estilo e de ênfase, em dupla, eles atuam na política e na economia como as mais afinadas duplas caipiras. De público, não há divergências e quando surge algum ruído é logo explicado. Agora, porém, parecem em campos opostos nas tratativas para montar o palanque de Dilma para 2014. Lula trabalha para colocar Eduardo Campos no lugar de Michel Temer na recandidatura presidencial. Dilma tem afirmado que a parceria com o PMDB vai permanecer intacta. Das duas uma: ou eles começaram a divergir ou, o que é mais provável, estão jogando em dobradinha para manter o PMDB e evitar que Campos saia imediatamente do redil oficial e só oficializar a chapa governista no ano que vem. Enquanto isso, ficam os dois distraídos e na expectativa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |