segunda-feira, 18 de junho de 2012

ECONOMIA: Temor de contágio põe fim a alívio das eleições gregas nas Bolsas europeias; Bovespa também cai



De OGLOBO.COM.BR

Elevação do custo das dívidas da Espanha e da Itália puxa mercados para baixo
RIO e NOVA YORK — As Bolsas globais caem nesta segunda-feira, depois que o entusiasmo inicial com a vitória conservadora na Grécia foi ofuscada pela expansão do custo das dívidas da Espanha e da Itália, indicados pelo rendimento dos títulos desses países. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanhava o desempenho negativo de Europa e Estados Unidos, com queda 0,53% às 10h42m, aos 55.806 pontos.

Os mercados avançaram no começo do dia após o partido grego de centro-direita e pró-euro Nova Democracia ter iniciado as negociações para formar uma coalizão com outros partidos e a Alemanha ter sinalizado estar disposta a dar mais tempo às nações em crise para cumprir as metas fiscais acordadas pelo bloco europeu.
Mas os resultados das eleições gregas proporcionaram apenas um breve alívio, que se perdeu após temores de contágio após os rendimentos dos títulos italianos e espanhóis terem subido. Na prática, esses rendimentos equivalem aos juros que as nações devem pagar pelo empréstimo dado pelos investidores.
O rendimento do título espanhol de dez anos chegou a ultrapassar os 7% considerados como um nível insustentável pelos analistas. A alta obrigou o secretário do Tesouro da Espanha a instar o Banco Central Europeu (BCE) a dar uma firme resposta às pressões do mercado. Os juros dos títulos italianos com prazo igual subiram a 6,08%.
As ações europeias abriram em alta mas perderam seus ganhos ao longo do pregão, com os principais índices chegando a ficar negativos em alguns momentos.
Os mercados de ações espanhol e italiano tinham os piores desempenhos. O índice espanhol IBEX caia quase 1,8%, e o FTSEMIB, da Itália, 1,2%. O índice Euro Stoxx 50, referência para o mercado europeu, apresentava queda, de 0,98%.O FTSE 100, de Londres, estava praticamente estável, com variação positiva de 0,05%.
O euro manteve estava estável, a US$ 1,26, depois de registrar a maior alta em um mês por causa do ânimo que a eleição grega proporcionou no mercado asiático. A bolsa de Cingapura fechou em alta de 0,47%, a 2.824 pontos; a de Taiwan subiu 1,76% e Hong Kong teve expansão de 1,01%. O índice referencial de Xangai subiu 0,40% e Sidney fechou em alta de 1,96%.
Na manhã desta segunda-feira, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, abriu caindo 0,25%. O S&P 500 registrava queda semelhante, de 0,27%. O Nasdaq apresentava retração um pouco mais forte, de 0,48%.
As ações PN da Petrobras (preferenciais, sem direito a voto), abriu praticamente estável, com variação negativa de apenas 0,05%. As preferenciais da Vale caiam um pouco mais, 0,21%. As ordinárias da OGX, com direito a voto, registravam queda de 1,20%.
O dólar comercial, por sua vez, apresentava valorização de 1,07% em relação ao real, para venda, cotado a R$ 2,06.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |