quinta-feira, 17 de maio de 2012

MÚSICA: Morre a cantora Donna Summer, aos 63 anos


De OGLOBO.COM.BR

O Globo

Voz de sucessos como ‘Last dance’, ‘Bad Girls’ e ‘Hot stuff’ lutava contra um câncer

A cantora Donna Summer se apresentou no Rio em 2009 Foto: Divulgação
A cantora Donna Summer se apresentou no Rio em 2009 Divulgação
RIO - A cantora Donna Summer — considerada a “Rainha da Disco Music” — morreu na manhã desta quinta-feira, aos 63 anos, na Flórida. Voz de hits como “Last dance”, a artista lutava contra um câncer. "Na manhã de hoje, rodeada por sua família, perdemos Donna Summer Sudano, uma mulher de muitos talentos. Apesar de nosso luto por seu falecimento, estamos em paz celebrando sua vida extraordinária e seu legado contínuo", disse a família da cantora em comunicado.

Ao longo de sua carreira, Donna Summer ganhou cinco Grammys. Ela chegou ao estrelato na década de 1970, com canções que hoje são consideradas clássicos das discotecas, como "Last dance", "Hot stuff" e "Bad Girls". Junto com o produtor Giorgio Moroder, Summer deu as cartas para o gênero da disco music e influenciou o trabalho de nomes como Duran Duran e David Bowie.
Donna nasceu em 31 de dezembro de 1948, em Boston, onde foi batizada como LaDonna Andre Gaines. Apesar de marcada pela disco music, a formação de Donna é mais ampla. Como muitas intérpretes americanas de sua geração, começou a cantar gospel no coro da igreja. Na adolescência, participou de um grupo de rock, depois se mudou para Nova York, trabalhando como cantora e atriz no teatro. Contratada para a montagem alemã do musical "Hair", ela se mudou para a Europa em 1969.
Em Munique, conheceu Moroder e o produtor e compositor Pete Bellote, lançando, em 1975, o single "Love to love you, baby", que conquistou as pistas de dança no mundo todo. Começava aí seu breve reinado, que vigorou até meados dos anos 1980, quando continuou a emplacar hits, como "She works hard for the money" e "This time I know it's for real". A cantora se casou com o cantor Bruce Sudano, da banda Brooklyn Dreams, em 1980, e teve duas filhas.
Seu último disco, "Crayons", foi lançado em 2008, quebrando um silêncio discográfico que vinha desde 1991, quando lançou o álbum de inéditas "Mistaken identity". O revival da disco music jogou novo foco sobre o trabalho de Donna Summer, mas seus sucessos no período nunca saíram das pistas de dança. Em novembro de 2009, a cantora veio ao Brasil para se apresentar no Rio e em São Paulo e falou ao GLOBO sobre seu trabalho, assegurando que o rótulo de Rainha da Disco Music ainda lhe cabia.
— Em meu último CD, "Crayons", não tentei recriar o passado, e sim fazer a música de hoje, mas é claro que há referências aos sons da disco music — declarou.
Veja também

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |