quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MUNDO:Cameron diz que pode usar Exército se distúrbios voltarem; polícia vasculha casas de suspeitos

De O Globo

LONDRES - Nesta manhã, o premier britânico David Cameron se encontrou com o Parlamento em sessão extraordinário. Durante o discurso, Cameron afirmou que considera usar o Exército se novos distúrbios assolarem o país e prometeu compensar os comerciantes que sofreram saques. Enquanto isso, a polícia de Londres faz buscas em casas de suspeitos de saques e vandalismo na periferia londrina.
- É responsabilidade do governo assegurar que qualquer contingência futura seja avaliada, incluindo se há tarefas que o Exército pode assumir que possam liberar mais policiais para a linha de frente - disse Cameron, após a sessão no Parlamento.
Apesar da boataria sobre novos ataques, autoridades policiais do país reafirmaram que, após quatro noites de tensão, a madrugada foi calma. Em Londres, o clima já havia sido amenizado na terça-feira, mas em outras cidades inglesas, como Manchester e Birmingham, ainda havia muitos ataques de vandalismo. Na última, três homens foram mortos atropelados enquanto tentavam impedir saques. Mas nesta quinta-feira, Birmingham, a segunda cidade mais populosa da Inglaterra, começou a retomar a rotina, e a circulação de carros no centro foi reaberto.
Durante o discurso no Parlamento, Cameron reforçou que não vai deixar a "cultura do medo" imperar nas ruas britânicas e disse que todos os condenados vão para prisão.
- Não vamos aturar isto (os atos de vandalismo) no nosso país. Não vamos permitir a cultura do medo em nossas ruas - disse o premier.
O premier também se comprometeu a ajudar os comerciantes afetados pelos saques. Mais cedo, a Associação de Banqueiros Britânicos anunciou que vai apresentar medidas especiais para os negócios afetados pelos distúrbios, como apoio financeiro extra para que empreendedores possam se recuperar. Polícia londrina faz operação em busca de suspeitos e objetos roubados
Em Londres, a Scotland Yard faz uma grande operação de buscas por pessoas envolvidas com saques e ataques violentos. Os policiais invadiram apartamentos e vasculharam moradias em busca de objetos roubados. Segundo o comissário Stephen Kavanagh, a busca começou na madrugada e mais de cem ações judiciais já foram expedidas.
Desde sábado, a polícia prendeu quase 900 pessoas só na capital inglesa, e 371 já foram indiciadas. Para agilizar o processo judicial, o Reino Unido montou tribunais noturnos. Segundo o primeiro-ministro, Londres continuará a ser vigiada por 16 mil homens durante o resto da semana.

LEIA MAIS:

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |