domingo, 18 de outubro de 2009

POLÍTICA: Guerra por cabos eleitorais

Do blog do NOBLAT
deu em o correio braziliense
Partidos aproximam os pré-candidatos à Presidência dos prefeitos, para ganhar militantes espalhados por todo o país
De Daniela Almeida:
De olho no número de palanques para as eleições à Presidência da República, em 2010, partidos como PT, PSDB e PSB tentam desde já angariar o apoio de prefeitos dos municípios brasileiros.
Para tanto, vale colocar os pré-candidatos em contato com possíveis cabos eleitorais de luxo em andanças por todo o país ou em mega-eventos promovidos pelo partido.
A estratégia faz todo sentido, levando em consideração o poder de transferência dos votos de um prefeito para o seu candidato, principalmente em cidades menores, onde o convívio do político é mais próximo.
E, no fim das contas, saem fortalecidos tanto o presidenciável, que tira vantagem da base eleitoral na região, quanto o prefeito, que tem sua imagem fortalecida pelo apoio ao candidato.
O mecanismo, segundo Malco Camargos, doutor em Ciência Política e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mais que estratagema político, pode definir as eleições no ano que vem.
“Quando uma eleição é muito disputada, a tendência é buscar apoio dentro do seu partido. O custo da traição partidária nesses casos é maior, dado que a incerteza dos resultados é grande. Então, apoiar um candidato da oposição não vale a pena. Por isso, quem tiver do seu lado a maior bancada de prefeitos, pode definir as eleições”, explica.
O PSB, partido que tem no deputado federal Ciro Gomes (CE) seu pré-candidato à presidência e possui a quarta maior bancada de prefeitos eleitos no Brasil e em Minas, saiu na frente.
De acordo com Henrique Barreto, secretário de organização do PSB-MG, há um ano “ventilava” no partido a possibilidade de haver um candidato próprio ao cargo executivo em 2010.
Por isso, iniciaram o trabalho junto aos municípios. Em 19 de setembro, o PSB convocou em Minas prefeitos, vices e vereadores, que tiveram um encontro com Ciro Gomes.
Assinante, leia mais em: Guerra por cabos eleitorais

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |