segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ESPORTES: Joel Santana é demitido do cargo de técnico da África do Sul

O Globo
RIO - Joel Santana foi demitido do cargo de técnico da seleção da África do Sul nesta segunda-feira. O brasileiro vinha muito pressionado devido aos maus resultados: nos últimos nove jogos, oito derrotas e só uma vitória. Ele ficou à frente da seleção sul-africana durante quase um ano e meio.
De acordo com informações da TV Globo, o auxiliar Jairo Leal, também brasileiro, continua na comissão técnica. Isso seria indício de que Carlos Alberto Parreira, que antecedeu Joel Santana, pode voltar a treinar a seleção da África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo do ano que vem.
Muitas críticas ao treinador
Joel foi convidado no primeiro semestre de 2008 para substituir Parreira, que se afastara devido a problemas de saúde da esposa, no comando da seleção sul-africana. Indicado pelo amigo que iria suceder, o técnico vinha de ótimo trabalho no Flamengo. Acabara de conquistar o bicampeonato carioca. A despedida do clube, porém, que era para ser festiva, terminou de forma melancólica, em maio: o time foi eliminado da Taça Libertadores ao perder por 3 a 0 para o América do México, em pleno Maracanã.
Na seleção, em junho de 2009, Joel chegou ao quarto lugar na Copa das Confederações, realizada no país e que serviu de ensaio para a Copa do Mundo de 2010. A África do Sul perdeu do Brasil na semifinal por 1 a 0, em jogo difícil para a equipe comandada por Dunga. E na decisão do terceiro lugar, derrota por 3 a 2 para a Espanha na prorrogação (na primeira fase, 0 x 0 com o Iraque, 2 x 0 na Nova Zelândia e 0 x 2 diante da Espanha).
Inglês de Joel virou hit na internet: relembre
Contestado quando chegou, Joel seguiu um verdadeiro martírio após a Copa das Confederações. As críticas de torcedores, jornalistas e dirigentes se sucediam. A maioria delas voltada para o que os sul-africanos chamavam de 'estilo excessivamente conservador do técnico'. A reclamação era de que a seleção atuava de forma muito defensiva.
Série de derrotas após Copa das Confederações
No início de outubro, a Associação Sul-Africana de Futebol (Safa, na sigla em inglês) anunciou que só tomaria uma decisão sobre Joel após os amistosos contra Japão e Jamaica, marcados para 14 (em Johannesburgo) e 17 de novembro (em Bloemfontein), respectivamente. A federação chegou a criar uma comissão para avaliar o trabalho do treinador brasileiro. Foram escolhidos dois ex-treinadores da seleção e mais um profissional do ramo para fazer parte da comissão. O grupo, pelo jeito, acabou recomendando pressa na demissão.
Depois da vitória sobre a Nova Zelândia na Copa das Confederações, foram seis derrotas consecutivas. Até que a África do Sul de Joel Santana encerrou o jejum com um placar magro de 1 a 0 sobre a frágil seleção de Madagascar num amistoso. Depois, mais duas derrotas em outros amistosos: contra Noruega e Islândia, ambos fora de casa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |