segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MUNDO: Autoridades colombianas capturam 40 supostos guerrilheiros das Farc

Do UOL

Em Bogotá
Autoridades de Bogotá capturaram 40 supostos colaboradores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) após um processo de investigação de mais de 20 meses, informou hoje o diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), Felipe Muñoz.
Segundo o funcionário, os suspeitos foram detidos nos departamentos (estados) de Arauca, Boyacá e Casanare, dentro da Operação ABC, assim denominada por fazer referência às iniciais dos locais a que estava restrito o procedimento.
Muñoz explicou que um total de 53 ordens de captura foram emitidas, das quais 40 acabaram cumpridas. "Até o momento, são 40 prisões realizadas em Bogotá, Cúcuta, em três municípios de Arauca, em Casanare e Bucaramanga", precisou.
O diretor do DAS, o serviço secreto colombiano, indicou ainda que os supostos guerrilheiros atuam nas frentes 10, 28, 38, 45 e 56 do bloco oriental das Farc, sob o comando de rebeldes conhecidos como "Grannobles" e "Rafael Gutiérrez".
Muñoz afirmou ainda que a estrutura desarticulada pela operação era responsável pela prática de extorsão a empresários, entre outros crimes, que financiavam as atividades das Farc. Por isso, as prisões de hoje foram um "duro golpe" contra a organização, comentou ele.
Os acusados deverão responder a processo pelos delitos de rebelião, formação de quadrilha, homicídio com fins terroristas e extorsão.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |