domingo, 30 de agosto de 2009

POLÍTICA: Ciro candidato a Presidente pelo PSB

Deu na Folha: “Um conhecedor da alma de Ciro Gomes (PSB) afirma jamais ter visto o deputado, desde a saída do ministério, tão decidido a disputar a Presidência.”
Comentário: as candidaturas de Ciro e Marina embolam o cenário político e asseguram, em qualquer hipótese, o 2º turno da eleição presidencial.
Ambas são legítimas pela própria história dos candidatos.
Ciro, por exemplo, que não demonstra gostar de ser deputado (sente-se desconfortável com a pouca produtividade do nosso parlamento), já foi candidato a presidente com excelente votação, é conhecido (até mais que Dilma e Marina) e pode surpreender eleitoralmente.
O seu problema (lá dele) é o tamanho do seu partido e a pequena possibilidade de coligações que ampliem o seu tempo de televisão (muito pequeno).
Outro problema é o tamanho e a fidelidade do partido em alguns estados. Aqui na Bahia, por exemplo, o PSB está resumido à dupla Lídice/Leonelli, com pouca densidade eleitoral - o PSB não obteve na última eleição nem 1% dos votos no estado - e com vínculos estreitos com o PT, de quem se tornou linha auxiiar em troca de "acordos" que renderam a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa para Leonelli, e a propalada (unicamente pelo PSB) candidatura de Lídice ao Senado.
A candidatura de Ciro causaria pelo menos um problema para o PSB da Bahia: ou teria que romper com o governo estadual (perdendo os cargos e benesses e o suposto - mas quase impossível - apoio do PT à candidatura de Lídice ao Senado), ou a traição pura e simples a Ciro, que poderá ser explícita, ou não.
Aliás, quem conhece o PSB sabe que Leonelli e Lídice não gostam muito de Ciro Gomes..., e vice-versa!

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |