OGLOBO.COM.BR
POR CRISTIANE JUNGBLUT E LETÍCIA FERNANDES
Para o líder do PMDB, o juiz ‘usurpa função do Supremo’

O senador Renan Calheiros - PMDB/AL - ANDRE COELHO / Agência O Globo
BRASÍLIA - O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), criticou a decisão da Justiça de suspender a nomeação de Moreira Franco para ministro da Secretaria Geral da Presidência. A decisão foi tomada pela primeira instância. Renan - que no passado chamou de magistrados de "juizeco" - disse que mais uma vez um juiz de primeira instância toma uma decisão de "usurpa" e "afronta" a competência do próprio Supremo Tribunal Federal.
E Renan voltou ao assunto do projeto da Lei do Abuso de Autoridade. Ele disse que foi para coibir decisões como essas que a proposta deveria ter sido aprovada.
— Queria lamentar o que continua a ocorrer no Brasil. Mais uma vez, um juiz de primeira instância usurpa a competência do Supremo Tribunal Federal (STF). Acho isso um horror. Uma distorção institucional. Mais uma vez, um juiz de primeira instância afronta o Supremo. Quando ministros do Supremo procuraram essa Casa para votar a Lei do Abuso de Autoridade era, sobretudo, para evitar que essas usurpações de instância inferiores continuem a acontecer no Brasil. Porque isso só instabiliza as instituições — disse Renan.
O líder do PMDB fez um pronunciamento no plenário reagindo à decisão, depois de saber do fato por meio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi cauteloso ao comentar a liminar que suspendeu a nomeação. Para Maia, que é casado com a enteada de Moreira, é preciso aguardar uma decisão de segunda instância.
- Liminar é liminar, vamos aguardar o resultado final. Acho que em tese caberia a decisão a uma outra instância como em outros casos, mas vamos aguardar a decisão da segunda instância - disse o presidente reeleito
REQUIÃO RELATOR
O senador Edison Lobão disse que, se o projeto da Lei de Abuso de Autoridade voltar a ser discutido na CCJ, terá como relator o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que já foi relator da proposta em plenário.
Veja também
Juiz de Brasília suspende nomeação de Moreira Franco como ministro
AGU vai recorrer da liminar que suspende nomeação de Moreira Franco para ministério
Analistas apontam diferenças nas nomeações de Moreira Franco e Lula
Moreira nega que virou ministro para se proteger de investigações
Temer recebe sinal verde do PSDB para Mariz no Ministério da Justiça
Comentários:
Postar um comentário