quarta-feira, 10 de junho de 2015

POLÍTICA: Para enfraquecer Temer, Mercadante agora sugere Padilha na Secretaria de Relações Institucionais

OGLOBO.COM.BR
POR SIMONE IGLESIAS

Proposta foi entendida pelo PMDB como uma forma de reduzir o poder do vice e criar crise entre os peemedebistas


BRASÍLIA - O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) propôs que Eliseu Padilha (Aviação Civil) seja remanejado para a Secretaria de Relações Institucionais, cargo que foi acumulado pelo vice-presidente Michel Temer. Em reunião há duas semanas entre os três integrantes do governo, o petista sugeriu que Temer deixasse de acumular as duas funções, mas não se referiu a nenhum substituto. No entanto, depois que o vice mostrou-se irritado e contrariado com a proposta, Mercadante passou a sugerir que um dos seus principais aliados, Padilha, assumisse a pasta. A ideia do chefe da Casa Civil foi entendida dentro do PMDB como uma forma de reduzir o poder de Temer e criar uma crise entre os peemedebistas, o que gerou nova turbulência nas relações entre os dois maiores partidos da base governista.
Temer passou a acumular as funções de vice com as Relações Institucionais em abril, auge da crise entre Palácio do Planalto e Congresso. As negociações com deputados e senadores vinham sendo feitas pelo trio Mercadante, Pepe e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e consideradas desastradas pelos parlamentares. A presidente Dilma Rousseff convidou então Padilha para o cargo. Ele não aceitou e Temer passou a acumular as duas funções há dois meses. Desde então, o vice vem mantendo reuniões diárias com deputados, senadores e dirigentes partidários, o que melhorou o clima entre os dois poderes.
Para os peemedebistas, a proposta de Mercadante ocorre em meio ao melhor momento da articulação política do governo Dilma e foi feita para desestabilizar as relações internas. Com a dupla Temer e Padilha que, assim como o vice, se divide entre a Secretaria de Aviação Civil e as Relações Institucionais, Mercadante acabou perdendo espaço nas negociações de cargos com políticos, o que fazia praticamente sozinho até abril. Nesta quarta-feira pela manhã, em reunião no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, Mercadante disse a um grupo de deputados e ministros que foi mal interpretado.
— A única coisa que eu propus era a volta da ideia inicial de colocar Padilha na SRI— disse, segundo relatos de participantes da conversa ao GLOBO.
Procurada, a Casa Civil confirmou que Mercadante propôs a Temer e Padilha que, passada a votação do pacote de medidas do ajuste fiscal, seja nomeada uma pessoa para se dedicar exclusivamente à pasta. A assessoria de Mercadante negou que a proposta tem a intenção de reduzir os poderes de Temer, pelo papel relevante que desempenha no governo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |